Topo

Após chuva, Djokovic bate novo nº 1 dos EUA e pega Nadal na final

Torcedores deixam quadra na chuva que interrompeu a semi entre Djokovic e Fish - Al Bello/Getty Images/AFP
Torcedores deixam quadra na chuva que interrompeu a semi entre Djokovic e Fish Imagem: Al Bello/Getty Images/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

01/04/2011 16h32

Em grande fase este ano, Novak Djokovic venceu mais uma vez. Nesta sexta-feira, ele encarou o dono da casa Mardy Fish no Masters 1000 de Miami (EUA) e fez um jogo seguro para conquistar sua vaga na final do torneio, fechando a partida em 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-1, em 1h25.

A partida chegou a ser interrompida por cerca de 30 minutos, por causa da chuva, mas isso teve pouca importância para o resultado final. Djokovic enfrenta Rafael Nadal na final, que bateu Roger Federer.

Fish, 15º do ranking aos 29 anos, mostrou que a freguesia em relação a Djokovic está complicada de ser batida. O norte-americano encontrou o número 2 do mundo pela sexta vez na carreira profissional, perdendo todas as vezes que entrou na quadra contra Djokovic.

O tenista sérvio segue com sua campanha invicta na temporada, agora com 23 triunfos consecutivos. Djokovic persegue marca de Ivan Lendl, o mais recente tenista a ostentar tamanha marca, com 25 vitórias num início de ano, o de 1985. O recorde é de John McEnroe com 39 (em 1984).

Apesar de não conseguir fazer um jogo arrasador no primeiro set, dando deixas para que Fish pudesse lhe atacar, Djokovic conseguiu uma quebra no meio da parcial que lhe deu importante vantagem. Os erros do norte-americano (15 contra 11 do sérvio) contribuíram, apesar de Fish ter somado mais winners, 8 contra 6 de Djokovic.

Após fechar na frente, o sérvio conseguiu manter a pegada no início do segundo set e logo no primeiro game conseguiu a quebra que seria definitiva para o jogo, já que o tenista da casa não demonstrou grande poder de reação na luta por uma vaga na final do torneio e cedeu ainda dois games de saque.

Ranking

Apesar de comemorar por ser o novo número 1 dos Estados Unidos, passando Andy Roddick, Mardy Fish poderia festejar muito mais. Caso ele passasse por Djokovic, seria top 10. Agora, o país volta a ficar sem representantes na lista dos dez melhores no ranking da ATP.

*Atualizada às 21h37