Nadal vence nos erros de Federer e terá revanche em final contra Djokovic
O espanhol Rafael Nadal venceu um clássico do tênis nesta sexta-feira. Em uma semifinal contra Roger Federer pela primeira vez desde 2007 – devido à queda no ranking do suíço -, ele dominou a partida, apostou nos erros do rival e conquistou sua vaga na final do Masters 1000 de Miami.
Jogando consistentemente, ao contrário de Federer, Nadal teve momentos de grande dificuldade e conseguiu fechar a partida em 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-2. No número de games cedidos, foi a segunda vitória mais expressiva do espanhol no duelo, perdendo só para Roland Garros-2008: 6-1, 6-3 e 6-0.
Com o resultado, Rafael Nadal volta a fazer uma final contra Novak Djokovic, domingo. Eles duelaram na decisão do Masters 1000 de Indian Wells, e o espanhol terá a chance de quebrar a invencibilidade do sérvio no ano, além de tentar conquistar sua primeira taça em 2011. O novo número 2 do mundo passou por Mardy Fish nesta sexta-feira, por 2 sets a 0.
Federer e Nadal não se viam em uma semifinal de torneio desde o Masters Cup de Xangai, em 2007, devido ao ranking ocupado por eles – recentemente o suíço perdeu o segundo posto para Djokovic.
Na carreira, eles haviam se enfrentado só três vezes nesta fase, com duas vitórias de Federer antes dessa partida.
Nas estatísticas gerais entre os astros, eles se enfrentaram pela 23ª vez, sendo que Nadal ampliou a vantagem. Agora, ele tem 15 vitórias, contra oito do oponente.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O MASTERS 1000 DE MIAMI
Djokovic bate o novo nº 1 dos EUA com facilidade, por 2 sets a 0, e vai à final | Azarenka despacha Zvonareva e decide em Miami, contra Maria Sharapova |
O jogo
Federer iniciou a partida sacando e, junto a Nadal, correu muito em quadra nos primeiros pontos, em disputas agressivas entre os tenistas. Isso deu resultado para o espanhol, que conquistou break-points logo no terceiro game. Com duas chances de quebra, ele aproveitou e fez 2-1.
No próximo game, o líder do ranking conseguiu forçar Federer a errar e abriu vantagem, mas o suíço se recuperou em seu serviço e jogou bem para fazer 3-2 e se manter ao menos próximo na contagem do set.
OS ERROS DE FEDERER
38
ERROS
Teve Roger Federer na semifinal contra Nadal, com 10 no espanhol
10
WINNERS
Teve Nadal, apenas, que só teve de contar com as falhas do adversário
Não foi o suficiente para conseguir a virada na parcial, que contou com muitos erros do tenista número 3 do mundo. Federer chegou a ter mais winners na parcial, com nove contra seis de Nadal, mas errou muito mais: 18 pontos cedidos contra cinco do espanhol. Nadal ainda aproveitou um break point em 3-5 e fez 1 set a 0.
Na tentativa de uma reação, Roger Federer iniciou a parcial seguinte forçando. Logo no primeiro ponto, recebendo, ele foi para cima e matou o ponto com uma bela direita. Em seu primeiro break-point na partida, com 30-40, o ex-número 1 do mundo não teve sorte, sendo enganado por uma bola que resvalou na rede e mudou de direção. Nadal teve dificuldades, mas conseguiu confirmar.
Com mais facilidade a partir daí, o espanhol voltou a ver o rival errar muito e quebrou o saque para abrir 3-0 no set. Federer recebeu apoio da torcida de Miami, mas não conseguiu reverter tamanha desvantagem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.