Topo

Bellucci se perde em erros e é eliminado na estreia em Monte Carlo

Bellucci grita após cometer erro contra Gilles Simon, pelo Masters 1000 de Monte Carlo - Eric Gaillard/Reuters
Bellucci grita após cometer erro contra Gilles Simon, pelo Masters 1000 de Monte Carlo Imagem: Eric Gaillard/Reuters

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

12/04/2011 07h17

O jogo que marcou a estreia de Thomaz Bellucci no Masters 1000 de Monte Carlo foi para se esquecer. O brasileiro encarou Gilles Simon e colecionou erros durante toda a partida, em que foi derrotado por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-2. A ‘mini-temporada’ realizada na França não foi suficiente para que o 31º do mundo conseguisse chegar longe no torneio no saibro, seu piso preferido.

O tenista brasileiro chegou a Monte Carlo com muita antecedência e treinou mais de 15 horas para se adaptar à quadra do torneio. Entretanto, os ensaios não surtiram efeito. Contra Simon, 24º do mundo e cabeça de chave número 16, Bellucci mostrou pouca inspiração e se perdeu com a sucessão de erros.

Os equívocos de Bellucci ganharam ainda mais força porque foram cometidos nos momentos em que teve a chance de quebrar o saque rival. No primeiro set, o 31º da ATP teve duas oportunidades. Não conseguiu superar Simon. O francês garantiu vantagem na primeira e única chance que teve e fechou a parcial em 6-3.

O segundo set foi ainda mais complicado para o brasileiro, que teve quatro break-points desperdiçados antes de conseguir confirmar a sua primeira quebra no duelo. O francês, no entanto, não sentiu a pressão, pois liderava por 4-2. Sem dificuldades, ele se recuperou no game seguinte para fazer 5-2 e sacou em seguida para ganhar o jogo.

As estatísticas do jogo mostram o principal motivo da queda de Bellucci na estreia em Monte Carlo. O brasileiro cometeu 41 erros não-forçados, mais que o dobro do rival Simon. O francês somou 19 durante todo o confronto e segue para a segunda fase.

Belucci diz ter faltado paciência para tentar a vitória. "Comecei jogando bem, mas quando desperdicei os dois breaks, no terceiro e sexto games, perdi a paciência e passei a errar muito mais", avaliou o brasileiro, que lamentou as chances perdidas também na segunda parcial.

Roger Federer: vitória com 'sobras'

Número 3 do mundo, o suíço jogou apenas 50 minutos e já está na terceira fase de Monte Carlo. Federer foi bye na primeira etapa e conseguiu vitória fácil sobre Philipp Kohlschreiber, alemão número 32 do ranking, por 6-2 e 6-1.

O suíço comandou a partida, mostrou bom repertório de jogador e foi agressivo desde o início. Sem nenhuma chance, Kohlschreiber só observou a passagem do favorito para a 3ª fase. LEIA MAIS