Topo

Rafael Nadal confirma favoritismo e ganha sétimo título seguido em Monte Carlo

Rafael Nadal vibra com título em Monte Carlo; seu 30º no saibro - Julian Finney/Getty Image
Rafael Nadal vibra com título em Monte Carlo; seu 30º no saibro Imagem: Julian Finney/Getty Image

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/04/2011 11h51

TENISTAS COM MAIS TÍTULOS NO SAIBRO

45 - Guillermo Vilas
40 - Thomas Muster
30 - Bjorn Borg, Manuel Orantes, e Rafael Nadal
28 - Ivan Lendl e Ilie Nastase

O espanhol Rafael Nadal confirmou seu favoritismo sobre o compatriota David Ferrer com a vitória por 2 sets a 0 (6-4 e 7-5), neste domingo, em Mônaco. A vitória, depois de 2h15 de jogo, lhe valeu o título do Masters 1000 de Monte Carlo, o sétimo seguido do número um do mundo no torneio.

Rafael Nadal, que já havia feito história por ser o único tenista na história da ATP a vencer seis títulos seguidos no mesmo torneio, ampliou seu recorde para sete com a vitória deste domingo. Aos 24 anos de idade, o título também colocou Nadal ao lado do compatriota Manuel Orantes e do sueco Bjorn Borg com 30 títulos no saibro na carreira. O maior vencedor ainda é Guillermo Vilas, com 45 títulos.

A decisão em Monte Carlo reuniu os dois melhores tenistas espanhois da atualidade. Enquanto o número um da ATP superou Andy Murray para chegar à final, David Ferrer, atual número 6 - superou Jurgen Melzer na semifinal. Quase imbatível no saibro, Nadal também leva vantagem sobre o adversário no histórico de confrontos, com 12 vitórias contra apenas quatro do rival.

O primeiro set da partida foi equilibrado e longo, com 1h15 de duração. Aproveitando bem o seu serviço, Nadal soube sustentar a pressão do rival salvando cinco dos seis break points. Já Ferrer teve seu saque quebrado duas vezes, o que determinou a vitória do atual campeão no primeiro set: 6-4.

A segunda parcial manteve a mesma tônica do set inicial. David Ferrer manteve o jogo igual contra seu compatriota, mas com os dois tenistas empatados em 5 a 5, o número seis do mundo cometeu dois erros comprometedores que permitiram a segunda quebra no serviço da parcial.

No game seguinte, Nadal não desperdiçou a oportunidade e confirmou seu saque para fechar o set em 7-5 e o jogo em 2 sets a 0. Este foi o sétimo título seguido do espanhol em Monte Carlo