Topo

Bellucci terá seu maior desafio ao cruzar com Djokovic na semifinal do torneio de Madri

 Bellucci rebate na partida contra Berdych; brasileiro fez história em Madri - Pierre-Philippe Marcou/AFP
Bellucci rebate na partida contra Berdych; brasileiro fez história em Madri Imagem: Pierre-Philippe Marcou/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

06/05/2011 10h16

O favoritismo dos três primeiros tenistas do ranking da ATP (Nadal, Djokovic e Federer) se confirmou durante as partidas válidas pelas quartas de final do Masters 1000 de Madri. Com isso, o brasileiro Thomaz Bellucci terá o maior desafio de sua carreira ao encarar o melhor tenista da temporada 2011 neste sábado, às 14h, pela semifinal do torneio. O sérvio Novak Djokovic, que tem 30 vitórias seguidas na temporada, será o rival.

Ocupando a posição de número 36 no ranking, Bellucci será um intruso entre na semifinal do Masters 1000 de Madri. Dentre os quatro finalistas, somente Nadal teve uma vitória fácil sobre seu adversário. Roger Federer não encontrou seu melhor jogo, mas o que mostrou em quadra foi suficiente para derrotar o abatido Soderling. Já Novak Djokovic pegou uma pedreira e precisou de três sets para vencer, pela primeira vez no saibro, o espanhol David Ferrer. Com o fato, bateu o recorde histórico do norte-americano Ivan Lendl (que tinha conseguido 29 triunfos em 1986). Bellucci pode sair beneficiado pelo cansaço que a partida deixou em seu adversário. 

O brasileiro jogou mais cedo nesta sexta manteve o bom momento que o levou à vitória contra Andy Murray na quinta e fez mais uma vítima do top 10 nesta sexta-feira nas quartas de final Masters 1000 de Madri. O paulista derrotou o tcheco Tomas Berdych, número 7 do mundo, por 2 sets a 0 e parciais de 7-6 (7-2) e 6-3.

Pela primeira vez desde 2003, o Brasil está em uma semifinal de Masters 1000. A última vez foi com Gustavo Kuerten, na campanha em que o ex-número 1 chegou à final de Indian Wells.

NÚMEROS DA PARTIDA

  • 5

    ACES

    fez Bellucci, contra dois de Berdych

  • 85%

    DOS PONTOS

    no primeiro saque de Bellucci foram vencidos pelo brasileiro

  • 1

    BREAK-POINT

    teve a partida. Foi a favor de Bellucci, e ele aproveitou.

    Com a sua melhor campanha em Masters 1000 na carreira, Bellucci já assegurou a 22ª posição do ranking. O brasileiro chegou à Espanha como número 36 do mundo.

    O brasileiro já havia vencido Berdych no challenger de Prostejov em 2008, m as nunca pelo circuito principal da ATP. Nos dois últimos encontros, o tcheco levou a melhor. Mas, no saibro, Bellucci envolveu o adversário com variação de golpes e um potente saque.

    Após a partida, o brasileiro comemorou a vitória e apontou sua sempre criticada concentração como fator importante para vencer o jogo. "Acho que a consciência mental que estou tendo esta semana está fazendo toda a diferença. Era realmente o que faltava para deslanchar e jogar de igual para igual entre os melhores". Bellucci não esqueceu de mencionar a importância de seu treinador. "Foi mais um dia especial em que novamente joguei o meu melhor tênis. Hoje consegui fazer tudo o que eu e o Larri (Passos) tínhamos conversado".

    BELLUCCI ESTÁ ENTRE OS MUSOS

    Além dele, Berdych e Djokovic também estão na seleção dos mais bonitos do circuito.
    Confira o álbum especial

    Foi assim que o brasileiro abriu 4 a 0 no tie-break, após um primeiro set muito disputado e sem quebras. Sacando muito, Bellucci fechou a parcial e colocou pressão sobre Berdych, que passou a errar mais.

    No segundo set, a primeira quebra de serviço da partida só veio no oitavo game, com uma dupla falta de Berdych. Bellucci então teve a chance de sacar para encerrar o jogo, e não desperdiçou. Foram cinco aces para o brasileiro no total, com 85% de aproveitamento do primeiro saque.

    ÍDOLOS DO PASSADO ELOGIAM BELLUCCI NO TWITTER

    Gustavo Kuerten
    Boa Bellucci!!! Semi em Madri, #Cosalinda. Parabéns Larri e Thomaz, vcs merecem!! To Muito Feliz com essa vitória do Thomaz!! Q alegria, o tênis e nós brasileiros agradecemos! Amanhã tem mais, Vamo cavalo!!
    Fernando Meligeni
    Espetacular a vitória do Bellucci hoje. Melhor, mais convincente e importante que a de ontem. Ele ta voando, jogando demais. Tchau Berdych. Que me desculpem os pessimistas ou os corneteiros mas dessa maneira dá para vencer qualquer um. Leia o Blog do Fininho

    ANÁLISE DE JOSÉ NILTON DALCIM

    "Um dia depois de conseguir uma atuação espetacular contra o escocês Andy Murray, ele derrubou um adversário radicalmente oposto, que exigiu armas muito diferentes. E voltou a vencer, sem dar qualquer margem a discussões".
    Leia mais no Blog do Tênis
     

    DJOKOVIC VENCE MAIS UMA E CONTINUA INVICTO NA TEMPORADA

    A partida entre Novak Djokovic da Sérvia e o espanhol David Ferrer foi dura e o atual número 2 do mundo teve trabalho para conseguir sua vaga na semifinal. Com uma quebra pra cada lado, o primeiro set começou apertado e ficou em 2-2. A partida seguiu equilibrada até 4-4, quando o sérvio conseguiu quebrar mais um serviço de Ferrer e, em seguida, sacou para vencer o set por 6-4. Também equilibradíssimo, o segundo set foi marcado pela iniciativa do espanhol, que demonstrou vontade e devolveu o 6-4. No set decisivo, os dois jogadores foram se alternando nos pontos até que Djokovic conseguiu quebrar o serviço de Ferrer e abriu 3-2. O sérvio voltou a quebrar o saque de Ferrer e fechou o jogo em 6-3.

    RAFAEL NADAL PASSA FÁCIL POR LLODRA E AGORA VAI ENCARAR FEDERER

    O tenista espanhol e atual número 1 do mundo não teve trabalho para superar o francês Michael Llodra em partida válida pelas quartas de final do Masters 1000 de Madri. Começando de forma arrasadora, o “Touro” quebrou duas vezes o serviço de Llodra, já abrindo vantagem de 4-0. Em seguida, Nadal só administrou o set e fechou em 6-2. Llodra começou o segundo set confirmando seus serviços e dava a impressão que daria mais trabalho para o espanhol. Mas depois de conseguir igualar em 2-2, Nadal mostrou porque é o melhor do mundo e porque prefere jogar no saibro. O francês não viu mais a cor da bolinha e Rafael Nadal fechou novamente em por 6-2.

    ROGER FEDERER SOFREU MAS CONSEGUIU VENCER ROBIN SODERLING

    A vida do suíço Roger Federer não foi nada fácil. Em uma partida disputada ponto a ponto contra o sueco Robin Soderling, o número três do mundo não conseguiu se encontrar em vários momentos do jogo e teve muito trabalho. Sem nenhuma quebra de serviço, Federer ganhou o primeiro set no tie-break por 7-6 (7-2). O segundo set foi uma cópia do anterior. Federer não foi o tenista que costuma ser, mas depois de conseguir uma boa seqüência de pontos e contar com uma bola que bateu na rede e cai na quadra do adversário, fez 5-4. Única quebra da partida. Em seguida, confirmou seu serviço e garantiu vaga na semifinal.


    * Atualizado às 18h55