Topo

Bellucci dá trabalho, mas perde para Djokovic e é eliminado em Madri

Thomaz Bellucci lutou mas não  conseguiu superar o sérvio Novak Djokovic - AFP PHOTO/ DANI POZO
Thomaz Bellucci lutou mas não conseguiu superar o sérvio Novak Djokovic Imagem: AFP PHOTO/ DANI POZO

Do UOL Esporte

Em São Paulo

07/05/2011 16h40

O brasileiro Thomaz Bellucci ficou muito perto de conseguir uma vitória histórica neste sábado. Apresentando novamente um tênis de alto nível, ele esteve a apenas três games de vencer o sérvio Novak Djokovic. Mas o rival se recuperou na partida, virou o jogo e derrotou o brasileiro por 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-4 e 6-1, classificando-se para decidir o Masters 1000 de Madri com o espanhol Rafael Nadal.

TÉCNICO APONTA PRINCIPAL DEFEITO DE BELLUCCI

Divulgação
Ele passava da tranquilidade para excitação. Isso não é bom. Tive que fazer ele acreditar. Ele é trabalhador. Merece o melhor.

Larri Passos / Por telfone na SporTV

A 31ª vitória seguida na temporada custou caro para o Djokovic. Bellucci foi primoroso em seu serviço durante todo o primeiro set. Mandando bolas fortes e obrigando o sérvio a permanecer no fundo da quadra, o brasileiro cravou seus pontos, deixando a partida equilibrada. E assim foi até 2-2 no placar. E neste momento a estrela do brasileiro brilhou. Ele conseguiu quebrar o saque do sérvio, confirmou seu serviço e fez 4-2. A quebra garantiu uma ótima vantagem para Bellucci, que venceu o set por 6-4.  

E a vitória esteve nas mãos de Thomaz Bellucci. Quebrando o segundo saque do sérvio, o brasileiro fez 3-1 e assumiu a ponta do segundo set. Tudo parecia encaminhado para uma vitória histórica, uma vez que o brasileiro era dominante em quadra. Mas foi neste momento que o sérvio mostrou por que é o melhor do ano. Ele recuperou a concentração e devolveu a quebra de serviço, ficando com 4-3. Renovado com a virada, Djokovic explorou sua condição física, quebrou mais um serviço do brasileiro e devolveu o 6-4.

Djokovic entrou melhor no set decisivo e de cara quebrou o saque do brasileiro. Bellucci sentiu dores na virilha, recebeu atendimento médico e voltou ainda mais desconcentrado à partida. Com 4-1 no placar, Djokovic encurralou o brasileiro, que passou a errar demasiadamente. O sérvio administrou sua vantagem e venceu por 6-1.

Neste domingo, Djokovic terá a chance de conquistar o seu sexto título na temporada. Mas a tarefa não será fácil. Ele enfrentará o líder do ranking mundial, o espanhol Rafael Nadal, que derrotou na outra semifinal o suíço Roger Federer por 2 sets a 1.

GUGA VIRA COMENTARISTA NO TWITTER

Guga usou o Twitter para mostrar a sua veia de comentarista e estava bastante empolgado com o começo do jogo. “Bellucci jogando o Fino!! Djoko parece bem cansado, Thomaz ta controlando o jogo, surpreendente!!” Com a vitória de virada de Djokovic, restou a Guga elogiar os trabalhos de Bellucci e do técnico Larri Passos. “O jogo foi no detalhe, mas a campanha do Thomaz e seu jogo são incontestáveis!!! Parabéns Bellucci e Larrizão d++!!”. Leia mais

BLOG DO TÊNIS

O momento histórico escapou entre os dedos. Mas ficou a confiança de que não há bicho-papão no circuito, que se ele jogar 100% há chance em qualquer quadra de saibro e que a porta continua aberta para novas aventuras, títulos e um ranking mais alto. Jamais esqueçamos que Bellucci ainda tem 23 anos, disputa apenas sua terceira temporada no tênis de alto nível e provavelmente continuará subindo a escada degrau por degrau. Leia mais

NADAL LEVOU SUSTO CONTRA FEDERER, MAS VIROU E SE GARANTIU NA FINAL

Pela terceira vez nesta temporada, Djokovic vai encarar Rafael Nadal, atual número 1 do mundo. O tenista espanhol se classificou após vencer o suíço Roger Federer, em uma partida dura. Federer venceu o primeiro set por 7-5. Mas Nadal está jogando em casa. Com apoio da torcida, o "Touro" foi pra cima do suíço, fez um espetacular segundo set, fechando em 6-1. O terceiro set também foi todo do espanhol, que fechou a partida com um 6-3.