Topo

Suíço Roger Federer diz que voltará ao topo e pode bater recorde de Pete Sampras

Do UOL Esporte

Em São Paulo

10/05/2011 11h57

O tenista da Suíça, Roger Federer, de 29 anos, afirmou durante coletiva de imprensa antes de sua estreia no Masters 1000 de Roma que ainda tem condições de voltar ao topo do ranking da ATP e assim, se igualar e, até mesmo ultrapassar o tenista americano Pete Sampras, recordista em número de semanas liderando a lista.

Por 286 semanas, Sampras esteve no topo do ranking, enquanto Federer permaneceu como líder em 285. O suíço afirmou que faz parte de seus planos voltar a ser o número um e que isso pode acontecer ainda em breve. “Mencionei que queria voltar ao topo depois de Wimbledon. É um objetivo meu. Isso ainda é muito possível. Eu acho que posso fazer isso. Basta ganhar um Grand Slam”.

Federer também comentou a ascensão do sérvio Novak Djokovic, que venceu Rafael Nadal, na final do Masters 1000 de Madri, na última semana, e afirmou que foi difícil de acreditar que o sérvio estava vencendo Nadal jogando no saibro. “Foi surpreendente ver Rafa perder no saibro, mas foi só um torneio. Djokovic sabia que no saibro rápido, teria a melhor chance de vencê-lo”.

Se vencer o torneio de Roma e Nadal cair até as quartas de final, Djokovic pode quebrar a hegemonia do “Touro” e de Federer, que desde 2004, monopolizam a primeira posição do ranking da ATP.

Federer elogiou a mudança do calendário do tênis. Este ano, pela primeira vez, o Masters 1000 de Roma se realiza antes de Roland Garros. “Eu acho que é uma programação melhor. Você não tem que ir direto para a altitude do Aberto da França. Roma é mais parecida com Paris do que Madri, por isso é mais fácil (se adaptar)”.