Topo

Djokovic aplica oitavo 'pneu' na temporada e vence fácil na estreia de Roma

Novak Djokovic faz devolução durante a vitória sobre o polonês Lukasz Kubot em Roma - Alberto Pizzoli/AFP
Novak Djokovic faz devolução durante a vitória sobre o polonês Lukasz Kubot em Roma Imagem: Alberto Pizzoli/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

11/05/2011 08h20

O sérvio Novak Djokovic continua imbatível na temporada após estrear no Masters 1000 de Roma, na Itália, e alcançar a sua 33ª vitória no ano, com o oitavo ‘pneu’ aplicado diante do polonês Lukasz Kubot, que foi mais um batido pelo número dois do mundo ao sofrer com parciais de 6-0 e 6-3.

'PNEUS' DE DJOKOVIC NA TEMPORADA

TorneioRivalPlacar
AustráliaIvan Dodig (CRO)7-5, 6-7,
6-0, 6-2
AustráliaNicolas Almagro (ESP)6-3, 6-4,
6-0
Indian WellsAndrey Golubev (CAZ)6-0, 6-4
Indian WellsErnests Gulbis (LET)6-0, 6-1
Indian WellsViktor Troicki (SER)6-0, 6-1
MiamiDenis Istomin (UZB)6-0, 6-1
MiamiJames Blake (EUA)6-2, 6-0
RomaLukasz Kubot (POL)6-0, 6-3

Kubot foi apenas mais um a entrar na lista de vítimas dos ‘pneus’ do tenista sérvio, que neste ano já aplicou 6-0 no croata Ivan Dodig, no espanhol Nicolas Almagro, no cazaque Andrey Golubev, no letão Ernests Gulbis, no sérvio Viktor Troicki, no uzbeque Denis Istomin e no norte-americano James Blake.

Djokovic é o líder da temporada nos sets vencidos sem perder games, com o dobro do segundo colocado, o tcheco Tomas Berdych, que obteve metade dos ‘pneus’ do sérvio na temporada, com quatro.

Na busca por seu sétimo título no ano, que pode lhe dar a liderança do ranking mundial desde que Rafael Nadal não passe das quartas de final, Djokovic encontrou pouca resistência de Kubot e levou apenas 20 minutos para fazer 6-0 no primeiro set. Na segunda parcial ainda venceu mais dois games seguidos e jogou o suficiente para fechar a partida.

Contando com as duas vitórias pela Copa Davis no ano passado, Djokovic já acumula 35 triunfos e está a 11 de igualar o recorde na Era Aberta que pertence ao argentino Guillermo Vilas, com 46. Para igualar a marca, o tenista sérvio precisa conquistar os títulos do Masters 1000 de Roma e de Roland Garros.

Novak Djokovic vai enfrentar nas oitavas de final o suíço Stanislas Wawrinka, que passou pelo italiano Filippo Volandri por 2 sets a 1, parciais de 6-1, 3-6 e 6-2. Contra Wawrinka, o sérvio tem oito vitórias em dez partidas.

NADAL PERDE SET PARA 'SÓSIA DE VALDIVIA', MAS VIRA E VENCE COM 'PNEU'

O espanhol Rafael Nadal sofreu para chegar às oitavas de final do Masters 1000 de Roma e precisou virar a partida contra o italiano Paolo Lorenzi, algoz do brasileiro Thomaz Bellucci no torneio, por 2 sets a 1, com 6-7(5-7), 6-4 e 6-0.

Dominante com cinco títulos em seis anos, Nadal errou muito e encontrou um adversário disposta a chegar em todas as bolas além de abusar das subidas à rede contra o espanhol. A tática do italiano funcionou no primeiro set e em parte do segundo, quando o número um do mundo se reencontrou na partida.

CONTRA RIVAL MAIS DIFÍCIL ENTRE OS TOPS, FEDERER VENCE COM FACILIDADE

O suíço Roger Federer não decepcionou na estreia do Masters 1000 de Roma mesmo com um rival mais difícil em comparação aos batidos por Djokovic e Nadal na segunda rodada. Contra o francês Jo-Wilfried Tsonga, 18º do mundo, Federer ‘passeou’ em quadra e fechou em 2 sets a 0, com 6-4 e 6-2.

Federer vai enfrentar nas oitavas de final o francês Richard Gasquet, que se classificou ao bater o russo Igor Andreev por 2 sets a 0, com 6-1 e 6-2. Em nove duelos com o francês, Federer venceu oito, o último foi neste ano em Dubai

Com direito a pneu, Caroline Wozniacki atropela rival e se classifica

Atual nº 1 do ranking, a dinamarquesa Caroline Wozniacki mostrou todo o seu talento e não tomou conhecimento da austríaca Anastasia Rodionova e garantiu a classificação para a próxima fase do masters 1000 de Roma.

Wozniacki não teve dificuldades para superar a rival por 2 sets a 0, com 6-2 e 6-0, em pouco mais de uma hora de jogo. Na próxima rodada, a tenista encara a belga Yanina Wickmayer, que derrotou a sérvia Ana Ivanovic.

OUTROS DESTAQUES DE TÊNIS NO UOL ESPORTE

Nadal revela mágoa de Djokovic e alfineta festa de sérvio após final em Madri

Desbancado pelo rival Novak Djokovic em seu piso predileto, o espanhol não gostou da comemoração do sérvio após a partida e soltou o verbo. Leia Mais
Vírus tira argentino Davis Nalbandian de Roland Garros pelo terceiro ano

Com um vírus, o tenista argentino David Nalbandián confirmou que não vai jogar Roland Garros neste ano. Será a terceira edição seguida sem o argentino.
Nadal volta a criticar Copa Davis e não pretende jogar contra os Estados Unidos

"A Copa Davis sempre é uma competição especial, mas o formato da competição não ajuda os jogadores como eu, que jogam uma grande quantidade de partidas”, Mais