Topo

Números resumem a temporada imbatível do tenista sérvio Novak Djokovic

Djokovic acumula 37 vitórias no ano e pode virar número 1 do mundo em Paris - Andreas Solaro/AFP
Djokovic acumula 37 vitórias no ano e pode virar número 1 do mundo em Paris Imagem: Andreas Solaro/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/05/2011 07h00

A temporada 2011 tem apenas cinco meses, mas já está marcada pelo domínio do sérvio Novak Djokovic, tenista que iniciou o ano como terceiro do ranking, mas já ultrapassou Roger Federer e está próximo de roubar a liderança do espanhol Rafael Nadal depois de  conquistar todos os títulos disputados na temporada. Djokovic conseguiu quebrar o domínio de Nadal no saibro e criar expectativas sobre até quando vai durar a fase imbatível. Se antes os favoritos para Roland Garros eram Rafael Nadal e Roger Federer, agora ficou inevitável colocar o sérvio como favorito.

CONFIRA A TEMPORADA DO SÉRVIO NOVAK DJOKOVIC RESUMIDA EM NÚMEROS

37
vitórias consecutivas: Djokovic ainda não sofreu nenhuma derrota na temporada e está próximo de bater o recorde do norte-americano John McEnroe, que em 1984 começou o ano obtendo 42 vitórias seguidas. Se chegar a 46, ele também quebra o recorde de vitórias seguidas na história, que é do argentino Guillermo Vilas com o total de 46. Neste ano ele venceu 37 partidas seguidas, além de um W.O., que não é contabilizado pela ATP.
7Títulos conquistados na temporada: Djokovic venceu o Aberto da Austrália, o Torneio de Dubai, o Masters 1000 de Indian Wells, o Masters 1000 de Miami, o Torneio de Belgrado, o Masters 1000 de Madri e o Masters 1000 de Roma.
527games vencidos na temporada: enquanto o sérvio perdeu 262, com média de apenas sete perdidos por partida nas 38 disputadas no ano.
6.750pontos conquistados no ranking de simples: Djokovic é o tenista que mais conquistou pontos e garantiu de forma antecipada a classificação para o ATP Finals, o torneio que reúne os melhores do ano e será realizado em Londres.
9sets perdidos na temporada: Apenas oito tenistas tiraram sets de Novak Djokovic no ano. O número dois do mundo perdeu parciais contra o croata Ivan Dodig, o tcheco Tomas Berdych, o suíço Roger Federer, os espanhóis Feliciano López, David Ferrer e Rafael Nadal (duas vezes), o britânico Andy Murray e o brasileiro Thomaz Bellucci.
50% de aproveitamento em chances de quebra: Novak Djokovic teve até o momento 322 oportunidades de quebra na temporada e o seu aproveitamento é bem alto. O sérvio conseguiu vencer metade dos pontos de quebra. Quando teve quebras para salvar, salvou 70% das 148 cedidas aos adversários.
24anos: comemora o tenista número dois do mundo no próximo domingo, justamente o dia em que Roland Garros começa a ser disputado na capital francesa.
9'pneus': Djokovic é o recordista da temporada tam´bme no quesito "ganhar sets sem ceder nenhum game". As suas vítimas na temporada até o momento foram o croata Ivan Dodig, o espanhol Nicolas Almagro, o cazaque Andrey Golubev, o letão Ernests Gulbis, o sérvio Viktor Troicki, o uzbeque Denis Istomin, o norte-americano James Blake, o polonês Lukasz Kubot e o sueco Robin Soderling, número 5 do mundo.
13vitórias contra top 10: O espanhol Rafael Nadal foi a maior vítima de Novak Djokovic, com quatro derrotas, todas em finais de Masters 1000. Enquanto isso, Roger Federer sofreu três. Andy Murray foi batido pelo sérvio duas vezes, uma delas na final do Aberto da Austrália, o sueco Robin Soderling perdeu uma e o tcheco Tomas Berdych foi batido em duas oportunidades.
405pontos para o topo do ranking: Com 11.665 pontos, Novak Djokovic assume a liderança da lista da ATP se chegar à final, mesmo que fique com o vice-campeonato diante do líder Rafael Nadal. Neste caso, o espanhol manteria os 12.070 pontos que tem a defender, mas o sérvio somaria 12.505. Caso Nadal não seja campeão, Djokovic precisa apenas chegar às oitavas de final para ser o número 1.