Topo

Thomaz Bellucci avança em Roland Garros e busca sua melhor marca em Grand Slam

Thomaz Bellucci devolve a bola para Andrey Golubev durante partida em Roland Garros - Laurent Baheux/AP Photo
Thomaz Bellucci devolve a bola para Andrey Golubev durante partida em Roland Garros Imagem: Laurent Baheux/AP Photo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

23/05/2011 09h37

Thomaz Bellucci venceu sua primeira partida em Roland Garros contra Andrey Golubev do Cazaquistão por 3 sets a 1 e ganhou moral para seguir na competição. A melhor posição de Thomaz em um Grand Slam foi em Roland Garros 2010, quando caiu nas oitavas de final.

O brasileiro fez uma boa partida e teve no saque, muitas vezes criticado em outras ocasiões, seu principal fundamento na partida. Outro fator importante na partida foi a concentração do tenista brasileiro, que não se abateu quando cometeu erros. Bellucci enfrentará Andreas Seppi da Itália na segunda rodada.

O início da partida não foi nada bom para Bellucci, que em pouco tempo já perdia por 3-0, após amargar uma quebra em seu saque. No entanto, o brasileiro se recuperou dos problemas e emplacou quatro games seguidos para conseguir a virada. Confiante, Bellucci conseguiu manter a vantagem para fechar em 6-4.

NÚMEROS DE BELLUCCI

  • 81%

    PRIMEIRO SERVIÇO

     

  • 7

    ACES

     

  • 28

    ERROS NÃO FORÇADOS

     

    A vitória do primeiro set inspirou o brasileiro. Aproveitando os erros consecutivos de Golubev, Bellucci conseguiu uma quebra logo no início do segundo set e rapidamente abriu 4-2 no placar. O set seguiu equilibrado até o final. Com a vantagem adquirida pelo brasileiro, com uma quebra, foi suficiente para ele fechar em novo 6-4 e fazer 2 a 0.

    O terceiro set não começou fácil para o brasileiro. Bellucci teve seu primeiro serviço quebrado e se viu tendo que correr atrás de Golubev pela primeira vez na partida, que estava 2-0. Rapidamente veio a resposta, Bellucci devolveu a quebra, confirmou seu saque e empatou em 2-2.

    Não houve mais quebras até o final do set e precisou ser decidido no tie break. O brasileiro não soube lidar bem com a pressão do desempate, errou saques preciosos e acabou perdendo o set por 7-6 (7-4).

    No quarto set os dois adversários praticamente não erraram. Bellucci e Golubev melhoraram o serviço e, ponto a ponto, conduziram o set para novo tie break.  Determinado a não perder novamente o ponto de desempate, o brasileiro continuou sacando firme e teve fôlego para buscar tudo que vinha do lado adversário. O set terminou 7-6 (7-5), que fechou a partida em 3 a 1. A vitória dá moral para o tenista brasileiro.

    Djokovic confirma seu favoritismo na estreia

    O sérvio Novak Djokovic também fez sua estreia em Roland Garros, na manha desta segunda feira, e conquistou sua 38ª vitória em 2011. Ele enfrentou o holandês Thiemo de Bakker e foi arrasador. No primeiro set quebrou o primeiro serviço do adversário e abriu 3-0. O sérvio administrou a vantagem no set e ainda conseguiu uma nova quebra, fechando em 6-2. De Bakker nem viu o caminhão que o atropelou no segundo set. Conseguindo confirmar apenas um de seus serviços, o holandês foi alvo fácil para Djokovic, que fechou por 6-1. Djokovic, claramente, tirou a mão no terceiro set e fez somente o necessário para fechar em 6-3 e vencer a partida. LEIA MAIS
    Federer vence e busca reabilitação em Rolad Garros

    O tenista suíço Roger Federer também venceu seu primeiro obstáculo em Roland Garros e segue em busca de retornar ao topo. Federer não teve muitas dificuldades para derrotar o espanhol Feliciano López por 3 sets a 0. O primeiro set foi o mais tranquilo de todos e terminou 6-3 para o suíço. No segundo, Federer conseguiu apenas uma quebra de serviço e venceu por 6-4. Já o último set foi um pouco mais complicado. O espanhol melhorou muito na partida e passou a cometer menos erros. Com dificuldade elevada para Federer, a partida teve que ser decidida no tie break. No ponto desempate a experiência do número 3 falou mais alto e ele fechou a partida por 3 a 0.
    Ricardo Mello dá adeus em Rolad Garros já na estreia

    Para o brasileiro Ricardo Mello Roland Garros nem começou e já terminou. Atual número 89 do ranking, Mello enfrentou o norte-americano Mardy Fish, 10º colocado, e não suportou a pressão. Apático no primeiro set, Mello não conseguiu impor seu serviço e facilitou as coisas para Fish, que fechou o set em 6-2. Com uma recuperação impressionante, Mello conseguiu vencer o segundo set no tie break por 7-6 (13-11). O brasileiro continuou dando trabalho para o norte-americano, mas não teve condições físicas para manter a reação, demonstrou cansaço e perdeu os dois últimos sets por 6-2 e 6-4.