Dieta que proíbe pizza e cerveja volta a ser apontada como segredo de Djokovic
A nova dieta sem glúten, que proíbe a ingestão de pizza ou cerveja, voltou a ser apontada como o segredo do impressionante início de temporada do sérvio Novak Djokovic. O atleta, que já tinha admitido há um mês que estava sentindo melhoras quando parou de comer massas, está invicto há 40 partidas e segue firme após vencer na primeira rodada em Roland Garros.
Uma das pessoas que possui mais influência sobre o tenista é o nutricionista Igor Cetojevic, que também é especialista em acupuntura e medicina oriental. Eles começaram a trabalhar juntos ano passado e a primeira grande descoberta desde então foi que Djokovic era alérgico a glúten.
Agora, cerveja, pizza, pão e bolachas, entre outros alimentos, estão fora do cardápio do atleta. Uma ironia para uma pessoa cujos pais possuiam uma pizzaria na Sérvia. “Agora não posso comer pizza, massa e pão. Perdi um pouco de peso e isso está me ajudando fisicamente e mentalmente”, afirmou.
“É só uma das coisas que eu mudei. Não é algo essencial, que tenha afetado meu jogo por completo. Simplesmente é uma das numerosas coisas que eu decidi fazer e que se somam a outras para conseguir os resultados”, continuou.
A associação norte-americana Gluten Free Society utilizou o caso de Djokovic como exemplo para dizer que atletas teriam vantagens em declarar guerra ao glúten. “Comer sem glúten favorece a absorção natural dos nutrientes, favorece a mobilidade, reduz possíveis inflamações e o tempo de recuperação física”, escreveu a organização em sua página na internet.
Djokovic, que não gosta muito de falar no tema pois o considera um “assunto privado”, está visivelmente em melhor forma física, o que é confirmado por seus resultados. Ele ainda não perdeu nenhuma partida no ano: foi campeão do Aberto da Austrália e também venceu em Dubai, Indian Wells, Miami, Belgrado, Madrid e Roma.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.