Topo

Bolhas voltam, Bellucci erra muito e cai diante de Gasquet em Roland Garros

Bellucci perde para o francês Richard Gasquet na terceira rodada de Roland Garros - Miguel Medina/AFP
Bellucci perde para o francês Richard Gasquet na terceira rodada de Roland Garros Imagem: Miguel Medina/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/05/2011 14h15

Com erros não-forçados, uma tática falha e a volta das bolhas nos pés, o tenista brasileiro Thomaz Bellucci não conseguiu igualar as oitavas de final no ano passado em Roland Garros e caiu ainda na terceira rodada nesta sexta-feira ao perder para o francês Richard Gasquet por 3 sets a 1, parciais de 6-2, 6-3, 3-6 e 6-3.

O número um do tênis brasileiro tentava se colocar mais uma vez nas oitavas de final na quadra Suzanne Lenglen, a número dois de Roland Garros. Mas o bom nível apresentado nas duas primeiras partidas desta vez não apareceu.

CONFIRA OS NÚMEROS DA PARTIDA

Bellucci
X
Gasquet
3
Aces
10
3
Duplas-faltas
1
41
Erros não-forçados
29
35
Bolas vencedoras
34
13/27
Subidas à rede
26/31
3/5
Quebras de serviço
6/16
171 km/h
Média de velocidade
1º saque
186 km/h
144 km/h
Média de velocidade
2º saque
154 km/h

Bellucci não começou bem manteve o desempenho no saque apresentado nas partidas anteriores e teve problemas com as subidas à rede no primeiro set. A tática do brasileiro de tentar explorar a direita de Gasquet não funcionou e as jogadas de efeito também foram falhas, o que ajudou o anfitrião a vencer sem problemas o primeiro set.

Sempre tendo dificuldades em confirmar seus games de serviço, o brasileiro chegou a se recuperar de uma quebra no segundo set, mas não conseguiu escapar do domínio de Gasquet, que logo na sequência voltou a quebrar o saque de Bellucci e fechou a parcial.

O tenista brasileiro ficou à frente no placar pela primeira vez no duelo durante o terceiro set, quando começou sacando. Com uma quebra de vantagem, ele aproveitou um momento mais instável de Gasquet para vencer o set e prolongar a partida.

Na quarta parcial, Bellucci precisou pedir atendimento médico devido às bolhas no pé esquerdo, o que já havia lhe incomodado bastante na temporada passada e causou até atrito com um de seus patrocinadores, que fornecia o seu tênis. O brasileiro chegou a pressionar o tenista anfitrião, mas voltou a errar e acabou eliminado.

"Ele foi mais agressivo nos dois primeiros sets. Depois, no terceiro o vi um pouco ansioso e nervoso, quebrei e ganhei o set. Mas hoje não fiz o meu melhor jogo. Embora tenha melhorado um pouco no terceiro e no quarto set, não deu para eu ganhar”, explicou Bellucci após a partida.

Richard Gasquet vai enfrentar o vencedor da partida entre o sérvio Novak Djokovic, invicto na temporada, e o argentino Juan Martín Del Potro, campeão do Aberto dos Estados Unidos em 2009. O francês jamais havia passado da terceira rodada em seu país.

TWITTADAS

FERNANDO MELIGENI
GUSTAVO KUERTEN
@meligeni: ganhável mais ainda sabendo que o francês sente demais a pressão lá. Ele nunca tinha ido tão longe. Ele ia tremer.@gugakuerten: Poooo, não consigo ficar parado no mesmo lugar aqui, vontade de invadir a Tv, ahahah!

BRASILEIROS SE PREPARAM PARA O TORNEIO JUVENIL DE ROLAND GARROS

Em preparação para jogar Roland Garros pela última vez como juvenil, o brasileiro Tiago Fernandes treinou com Roger Federer na manhã desta sexta-feiraJogando contra a cabeça de chave número 1 do qualificatório, a brasileira Beatriz Haddad Maia garantiu vaga na chave principal da versão juvenil de Roland GarrosNa chave masculina do torneio juvenil, são quatro tenistas: Thiago Moura Monteiro, João Pedro Sorgi e Bruno Sant'Anna, além do alagoano Tiago Fernandes.

FALTA DE LUZ NATURAL INTERROMPE DUELO DE DJOKOVIC E DEL POTRO

  • Thierry Roge/Reuters

    Em briga por vaga nas oitavas de final de Roland Garros, a partida entre o sérvio Novak Djokovic e o argentino Juan Martin Del Potro teve de ser interrompida nesta sexta-feira em Roland Garros devido à falta de luz natural. Dono de uma série de 41 vitórias consecutivas, Djokovic começou ganhando o primeiro set por 6-3, mas viu Del Potro igualar a partida fechando a segunda parcial também por 6-3, com o árbitro interrompendo a partida logo após a confirmação do set para o argentino. O duelo continua neste sábado ainda sem horário definido pela organização.

FEDERER VENCE SET 'RELÁMPAGO' E PASSA FACILMENTE PARA AS OITAVAS

O suíço Roger Federer não encontrou dificuldades para avançar às oitavas de final de Roland Garros com uma vitória por 3 sets a 0 sobre o sérvio Janko Tipsarevic, parciais de 6-1, 6-4 e 6-3. Em três partidas disputadas, Federer não perdeu nenhum set este ano em Paris.

Na partida desta sexta-feira, Federer fez um primeiro set 'relâmpago', levando apenas 19 minutos para fechar a parcial em que cedeu apenas um game.

Leia mais sobre a vitória de Federer

WOZNIACKI VOLTA A FALHAR EM GRAND SLAM E PERDE PARA HANTUCHOVA

Criticada por ser a número um do ranking mundial e não ter um título de Grand Slam na carreira, a dinamarquesa Caroline Wozniacki ainda vai ter de esperar para tentar findar a marca. Nesta sexta-feira, ela foi derrotada pela eslovaca Daniela Hantuchova por 2 sets a 0, com parciais de 6-1 e 6-3.

Hantuchova vai enfrentar nas oitavas de final a russa Svetlana Kuznetsova, que bateu a canadense Rebecca Marino.

Mais sobre a derrota da número 1

NASCIMENTO DE SOBRINHOS INSPIRA; TROCA DE FIGURINO NÃO AJUDA

O nascimento de seus sobrinhos serviu de inspiração para a argentina Gisela Dulko, que nesta sexta-feira eliminou a atual vice-campeã Samantha Stosur para avançar em Roland Garros. Após a vitória, ela exibiu uma toalha com homenagem aos sobrinhos, filhos de seu técnico e irmão Alejandro. Leia maisDepois de se autoproclamar a Lady Gaga do tênis, a chamativa norte-americana Bethanie Mattek-Sands até tentou uma troca de seu figurino durante a partida contra a sérvia Jelena Jankovic, mas acabou eliminada pela ex-número um do ranking mundial na terceira rodada de Roland Garros. Leia mais