Topo

Djokovic supera maratona e atropela algoz de Bellucci; Federer quebra recorde

Novak Djokovic chegou ao 43º triunfo consecutivo ao superar Richard Gasquet - Regis Duvignau/Reuters
Novak Djokovic chegou ao 43º triunfo consecutivo ao superar Richard Gasquet Imagem: Regis Duvignau/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/05/2011 13h00

Novak Djokovic foi o único atleta de Roland Garros que atuou em três dias consecutivos. Mas a maratona não atrapalhou em nada a performance do melhor tenista da temporada. Neste domingo, o sérvio derrotou o francês Richard Gasquet por 3 a 0 (6-4, 6-4, 6-2) e avançou para as quartas de final na França sem nenhuma dificuldade.

Com apenas 11 erros não forçados ao longo do duelo, Djokovic atropelou o algoz de Thomaz Bellucci para cravar sua 43ª vitória consecutiva – 41ª na temporada.

No primeiro set, Gasquet ainda deu sinais de que poderia dar algum trabalho para o sérvio. Porém, o francês não aproveitou nenhuma das três quebras de serviço que teve na partida e acabou superado. Não só isso, como o anfitrião acertou apenas 60% dos primeiros serviços, o que facilitou para o número 2 do mundo.

Agora, Djokovic enfrenta Fabio Fognini nas quartas de final. O italiano assegurou a vaga ao vencer um duelo de quase 4h30min contra o espanhol Albert Montañes por 3 a 2 (4-6, 6-4, 3-6, 6-3, 11-9).

FEDERER VENCE FREGUÊS E QUEBRA RECORDE

Poucos duvidavam que Roger Federer manteria o favoritismo diante de um de seus maiores fregueses do circuito. E o suíço mostrou por que ao superar o compatriota Stanilas Wawrinka por 3 sets a 0 (parciais de 6-3, 6-2 e 7-5).

Com isso, o número 3 do mundo obteve seu nono triunfo contra Wawrinka - teve apenas uma derrota. Não só isso, como ele conquistou sua 28ª classificação consecutiva empara quartas de finais de Grand Slams, quebrando a marca que pertencia ao norte-americano Jimmy Connors.

BELLUCCI E MELO GANHAM E SERÃO RIVAIS

 
O Brasil segue vivo na disputa das duplas mistas de Roland Garros. Tanto Marcelo Melo como Thomaz Bellucci venceram seus jogos e se enfrentarão nas quartas de final.

Ao lado da australiana Rennae Stubbs, o mineiro derrotou Jie Zheng (China) e Mahesh Bhupathi (Indía) por 2 sets a 1 (6-4, 6-3, 10-7).

Thomaz Bellucci, por sua vez, atuou ao lado de Jamila Gajdosova e levou a melhor por 2 a 0 (6-4, 6-4) sobre Kveta Peschke e Aisam-Ul-Haq Qureshi.

DOIS BRASILEIROS AVANÇAM NO JUVENIL

 
Já no torneio juvenil, o Brasil conseguiu duas classificações neste domingo. João Sorgi e Bruno Sant’anna venceram suas estreias contra Marco Nuñez (do México) e Kimmer Coppejans (da Bélgica), respectivamente, e avançaram para a segunda rodada.

A má notícia ficou por conta das derrotas de Tiago Fernandes (por desistência) e Bia Maia, que não passaram da primeira rodada de Roland Garros.