Topo

Nadal joga para o gasto, leva sustos, mas vence Ljubicic para ir às quartas

Rafael Nadal encontrou dificuldades na vitória sobre o croata Ivan Ljubicic em Paris - Thierry Roge/Reuters
Rafael Nadal encontrou dificuldades na vitória sobre o croata Ivan Ljubicic em Paris Imagem: Thierry Roge/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

30/05/2011 10h41

Mesmo quando a campanha de Rafael Nadal em Roland Garros não é tão brilhante quanto seu histórico, é difícil derrotar o espanhol no saibro de Paris e o croata Ivan Ljubicic foi mais um a provar isso no Grand Slam nesta segunda-feira ao perder por 3 sets a 0 para o número um do mundo, que fechou as parciais em 7-5, 6-3 e 6-3, em 2h27 de duelo.

Rafael Nadal novamente não mostrou seu melhor tênis em Roland Garros, mas ainda assim o número um do mundo fez o suficiente para vencer e se garantir nas quartas de final do Grand Slam em que busca o seu sexto título para igualar o sueco Bjorn Borg como maior campeão da Era Aberta no torneio.

Nadal começou bem na partida e conseguiu quebrar o serviço de Ljubicic logo no segundo game para abrir 3 a 1. Mas o espanhol oscilou e perdeu os três games seguintes e prolongou o primeiro set até fechar por 7-5 sem ser brilhante.

Com o domínio dos pontos e o aproveitamento do saque melhores do que no primeiro set, Nadal abriu vantagem sobre o experiente tenista croata e venceu o segundo set com duas quebras de serviço. Novamente com alguns sustos, o espanhol conseguiu vencer o terceiro set contando com precipitações de Ljubicic

O número um do mundo vai enfrentar nas quartas de final o sueco Robin Soderling, único tenista a lhe derrotar o espanhol em Roland Garros. Curiosamente, Nadal também era líder do ranking e atual campeão quando caiu diante de Soderling, um de seus desafetos no circuito. O sueco se classificou ao bater o francês Gilles Simon por 3 sets a 0, parciais de 6-2, 6-3 e 7-6(7-5).

DJOKOVIC VENCE POR W.O.. FICA A UMA VITÓRIA DO TOPO, MAS ADIA RECORDE

O sérvio Novak Djokovic ficou a apenas uma vitória de alcançar o número um do mundo em Roland Garros ao contar com a desistência do italiano Fabio Fognini, que lesionou a perna nas oitavas de final e nem quis esperar até terça-feira, dia do duelo, para anunciar a desistência.

Mas se o triunfo ajudou a deixar o sérvio mais próximo da liderança do ranking, também adiou o possível recorde de vitórias seguidas de Djokovic, que poderia ser igualado em caso de título.

Caso conquiste a vaga na decisão, Djokovic será o número um do mundo independentemente do resultado da partida final no Grand Slam.Leia mais

CHELA VENCE DUELO SUL-AMERICANO E VOLTA ÀS QUARTAS APÓS SETE ANOS

Aos 31 anos, o argentino Juan Ignacio Chela voltou a alcançar as quartas de final de Roland Garros com vitória em um duelo sul-americano de 3h55 de duração.

Depois de sair perdendo no primeiro set e voltar a estar em desvantagem no terceiro, o experiente argentino que já foi número 15 do mundo se recuperou para fechar o duelo em 3 sets a 2, com parciais de 4-6, 6-2, 1-6, 7-6(7-5) e 6-2.

Após o triunfo, o argentino se jogou no saibro como se tivesse conquistado um título na comemoração. Leia mais

MONFILS SUPERA BATALHA E É ÚNICO FRANCÊS RESTANTE EM ROLAND GARROS

O francês Gael Monfils nem era nascido na última fez que um tenista anfitrião venceu Roland Garros, na ocasião o título ficou com o agora cantor Yannick Noah. Sabendo da pressão, Monfils superou uma batalha nesta segunda-feira diante do espanhol David Ferrer e garantiu sua classificação para as quartas de final após 4h07min de jogo.

Gael Monfils fechou em 3 sets a 2, com parciais de 6-4, 2-6, 7-5, 1-6 e 8-6, o duelo com Ferrer que começou no domingo e teve de ser interrompido por falta de iluminação. Com o triunfo ele vai enfrenar nas quartas de final o suíço Roger Federer, contra quem tem cinco derrotas, mas venceu o duelo mais recente no ano passado, também em Paris, mas pelo torneio Masters 1000.