Topo

Sharapova arrasa 'dançarina' e volta a uma semi de Grand Slam após 3 anos

Maria Sharapova saca na partida contra a alemã Andrea Petkovic em Roland Garros - Vincent Kessler/Reuters
Maria Sharapova saca na partida contra a alemã Andrea Petkovic em Roland Garros Imagem: Vincent Kessler/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

01/06/2011 10h43

Após três anos longe das semifinais de torneios Grand Slam, a russa Maria Sharapova comprovou sua recuperação na temporada e venceu de forma arrasadora a alemã Andrea Petkovic, com direito a um ‘pneu’, por 2 sets a 0, parciais de 6-0 e 6-3, em 1h30min.

Com a rivalidade exaltada desde a comemoração com dança de Petkovic quando tirou a musa russa do Aberto da Austrália, causando comentário irônico de Sharapova quando venceu a alemã em Miami, dizendo que a alemã perdeu por talvez estar cansada de tanto dançar.

De volta às comemorações irreverentes em Roland Garros, com a apresentação do 'moon walk' de Michael Jackson após suas vitórias, Petkovic demorou a entrar na partida, mostrou irritação com o número de erros e não escapou do domínio da russa, que venceu os seis games na primeira parcial e não permitiu a reação da adversária.

A última vez que Maria Sharapova havia alcançado as semifinais de um Grand Slam foi no Aberto da Austrália de 2008, quando chegou à decisão e se sagrou campeã. Neste ano ela voltou ao top 10 e agora terá pela frente a chinesa Na Li, que eliminou outra sensação do tênis atual, a bielorrussa Victoria Azarenka, ao vencer por 2 sets a 0, parciais de 7-5 e 6-2. Na Li já fez semifinal no Aberto da Austrália deste ano, quando chegou à decisão e foi vice.

Maria Sharapova jamais passou das semifinais em Roland Garros, mas tem um retrospecto favorável contra a chinesa Na Li, com 5 vitórias em sete partidas, tendo perdido os dois duelos mais recentes na grama de Birmingham.

BELLUCCI PERDE MATCH POINT E É ELIMINADO NA SEMIFINAL DE DUPLAS MISTAS

A campanha do brasileiro Thomaz Bellucci ao lado da australiana Jarmila Gajdosova nas duplas mistas de Roland Garros parou nas semifinais, perdendo a chance de repetir a conquista obtida por Maria Esther Bueno em 1960 (com Robert Howe) e Thomaz Koch em 1975 (com Fiorella Bonicelli) em Paris.

Bellucci/Gajdosova perdeu o tie-break do primeiro set, igualou na segunda parcial, mas na decisão da partida no super tie-break acabou batida depois de perder match point contra a dupla do norte-americano Scott Lipsky com a australiana Casey Dellacqua, fechando em parciais de 7-6(7-5), 2-6 e 14-12.

A final de duplas mistas será entre Casey Dellacqua/Scott Lipsky e Katarina Srebotnik/Nenad Zimonjic. Leia Mais

NADAL VOLTA A JOGAR EM ALTO NÍVEL E DESPACHA DESAFETO PARA IR À SEMI

O espanhol Rafael Nadal superou a série de partidas oscilantes e voltou a jogar bem nesta quarta-feira diante do único rival que foi capaz a lhe vencer até hoje em Roland Garros. Com a liderança do ranking ameaçada, Nadal não deu chances para Robin Soderling e venceu por 3 sets a 0, com 6-4, 6-1 e 7-6(7-3).

Nadal vai enfrentar nas semifinais o britânico Andy Murray, que avançou ao bater o argentino Juan Ignácio Chela por 3 sets a 0, para tentar ir à decisão.

MURRAY ESCAPA DE SUSTO E VAI À PRIMEIRA SEMI EM ROLAND GARROS

O britânico Andy Murray esteve perto de proporcionar uma surpresa no início da partida contra o argentino Juan Ignácio Chela, mas conseguiu evitar um set point do adversário no primeiro set e deslanchou na sequência da partida vencendo por 3 a 0 para ir à semifinal encarar o espanhol Rafael Nadal.

Esta é a primeira vez que Andy Murray se garante nas semifinais de Roland Garros. O melhor resultado do tenista britânico era a fase de quartas de final alcançada na edição de 2009.