Topo

Nadal vai à final, vira torcedor e ganha "presente" de aniversário

Rafael Nadal sobe à rede e tenta golpe durante vitória por 3 a 0 sobre Andy Murray - Thomas Coex/AFP
Rafael Nadal sobe à rede e tenta golpe durante vitória por 3 a 0 sobre Andy Murray Imagem: Thomas Coex/AFP

Do UOL Esporte*

Em São Paulo

03/06/2011 12h35

Aniversariante do dia, Rafael Nadal esteve sempre no controle na partida contra Andy Murray, pela semifinal de Roland Garros. O espanhol, de 25 anos, conseguiu chegar à final do Grand Slam francês ao eliminar o britânico por 3 sets a 0, com parciais de 6-4, 7-5 e 6-4. Após fazer a sua parte para tentar seu sexto título em Paris, Nadal foi para as arquibancadas e, como torcedor, ganhou um “presente”.

  • Jacques Demarthon/AFP

    Gustavo Kuerten acompanha confronto entre Andy Murray e Rafael Nadal pela semi de Roland Garros

O confronto entre Novak Djokovic e Roger Federer definiu o seu rival na disputa pelo título. No entanto, as atenções de Nadal ficaram divididas. O espanhol torceu para o suíço, que venceu o confronto por 3 sets 1 e o manteve na liderança do tênis mundial. Djoko, caso fosse o vencedor, tomaria a ponta da ATP. Nadal "secou" e foi presenteado, mas só continuará sendo número 1 se for campeão no domingo.

No primeiro encontro com Murray no saibro de Paris, Nadal já entrou pressionado em quadra. Ele precisava vencer para manter o posto de melhor do mundo. Uma derrota para o britânico significaria a sua saída da primeira posição no ranking. Por isso, Nadal começou o duelo com tudo.

Ele tomou conta do jogo logo no início e evitou as tentativas do rival para abrir 5-1. Com a boa vantagem, o espanhol parou, se complicou ao perder um de seus serviços e teve que correr muito para fechar em 6-4. Pressionado, Nadal respondeu bem.

No segundo set, Murray finalmente conseguiu quebrar o saque do adversário e deixou o jogo mais equilibrado. Com duas quebras para cada lado, o placar apontava 5-5. Foi neste momento decisivo que Nadal cresceu: quebrou o rival mais uma vez e confirmou logo em seguida para marcar 7-5.

Agressivo, Nadal iniciou a terceira parcial atrapalhando Murray. A vantagem de 2-0 deixou o tenista espanhol mais tranquilo. Mesmo pressionado diversas vezes pelo rival, o número 1 do mundo manteve a consistência para superar as dificuldades e fechar em novo 6-4.

* Atualizada às 16h40