Topo

Bellucci sua após incidente com pai de Feijão, mas Brasil faz 2 a 0 no Uruguai

Thomaz Bellucci faz devolução na partida contra o uruguaio Martin Cuevas pela Davis - Daniel Caselli/AFP
Thomaz Bellucci faz devolução na partida contra o uruguaio Martin Cuevas pela Davis Imagem: Daniel Caselli/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

08/07/2011 13h29

Após uma vitória tranquila do número dois brasileiro Rogério Dutra da Silva no confronto com o Uruguai pela Copa Davis, o primeiro dia de confronto em Montevidéu teve Thomaz Bellucci encontrando dificuldades para vencer a partida contra Martin Cuevas, irmão de Pablo Cuevas após incidente com pai de outro brasileiro nas arquibancadas.

Rogério Dutra da Silva foi o primeiro a entrar em quadra para a equipe brasileira, fazendo sua estreia na Copa Davis. O número 135 do mundo não sentiu a estreia e conseguiu se impôr diante do já experiente Marcel Felder com uma vitória por 3 sets a 0, parciais de 6-2, 6-2 e 6-3.

Marcel Felder, 367º do ranking mundial, teve o seu momento de Roger Federer no terceiro set, quando viu Rogério Dutra da Silva usar uma bela sequência técnica próximo à rede com uma curtinha e um lob.

Ao ser encoberto, Felder correu para o fundo da quadra e arriscou um gran willy, acertando a linha com um toque de classe que levantou o público uruguaio no Carrasco Lawn Tennis Club.

Com um ponto garantido e tendo todo o favoritismo na segunda partida, Thomaz Bellucci começou bem diante de Martin Cuevas, irmão do principal jogador uruguaio, Pablo Cuevas, mas levou um sufoco para vencer em 3 sets a 0, com parciais de 6-1, 6-4 e 7-5.

A partida foi dificultada pelo uruguaio no segundo set e na terceira parcial uma interrupção do duelo devido a um incidente envolvendo o pai de João Souza, o Feijão, quase complicou Bellucci, que saiu tomando 3 a 0 no terceiro set ao sofrer duas quebras de serviço do 634º do mundo. Mas se recuperou vencendo os três games seguintes para virar o set e fechar o duelo.

O incidente ocorreu no intervalo entre o segundo e o terceiro sets, quando o capitão uruguaio Enrique Perez reclamou de alguma coisa no lugar reservado à torcida brasileiras nas arquibancadas. Membros da delegação brasileira como Paulo Moriguti e o presidente da Confederação Brasileira (CBT), Jorge Lacerda, foram ao local e acalmaram os ânimos evitando que Miltinho, pai de Feijão, fosse expulso do clube.

CONFIRA OUTROS DESTAQUES DO DIA NA COPA DAVIS

Em confronto que teve as partidas antecipadas, a Argentina não perdeu tempo jogando em casa e despachou o Cazaquistão, uma das surpresas das quartas de final da Copa Davis, e se garantiu na semifinal para enfrentar o vencedor entre Suécia e Sérvia, equipe que é a atual detentora do título.

Depois de ter vencido suas partidas de simples, a dupla Juan Ignacio Chela/Eduardo Schwank não teve problemas para bater a parceria Evgeny Korolev/Yuri Schukin por 3 sets a 0.
A Sérvia não pôde contar com o número um do mundo Novak Djokovic, que sentiu dores no joelho esquerdo e desistiu de jogar a segunda partida do confronto com a Suécia, mas o melhor tenista do mundo não teve sua ausência sentida.

Atual campeã da Copa Davis, a Sérvia venceu o primeiro duelo do dia com Viktor Troicki e contou com o abandono de Ervin Eleskovic com lesão séria quando Janko Tipsarevic já vencia a segunda partida, podendo fechar o confronto já nas duplas deste sábado.
O confronto com a Alemanha começou causando susto nos franceses, que viram Richard Gasquet perto da derrota depois de ser superado nos dois primeiros sets por Florian Mayer, mas com uma virada incrível do francês a equipe ficou em situação confortável.

Depois do triunfo de Gasquet, Gael Monfils não tomou conhecimento de Philipp Kohlschreiber e garantiu a vantagem por 2 a 0 diante dos alemães, deixando a França a apenas uma vitória de ir novamente para a semifinal.