Topo

Bellucci estreia em dupla da Davis e garante ida do Brasil para a repescagem

Bruno Soares comemora ponto com Thomaz Bellucci na vitória da dupla - Daniel Caselli/AFP
Bruno Soares comemora ponto com Thomaz Bellucci na vitória da dupla Imagem: Daniel Caselli/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/07/2011 13h42

A presença do principal jogador adversário apenas como espectador facilitou para a equipe brasileira, que assim como no ano passado fechou o confronto com o Uruguai ao vencer nas duplas e fazer 3 a 0 mesmo jogando fora de casa para se garantir na repescagem para o Grupo Mundial da Copa Davis.

Com a vantagem conquistada no primeiro dia de confrontos ao vencer as duas partidas, o capitão da equipe brasileira alterou a formação da dupla e colocou Thomaz Bellucci no lugar de João Souza para atuar ao lado do duplista mineiro Bruno Soares.

Do outro lado, o Uruguai não pode contar novamente com o lesionado Pablo Cuevas, seu melhor jogador, e teve de formar uma dupla com o irmão dele, Martin Cuevas, ao lado de Marcel Felder, que não conseguiram oferecer resistência à parceria brasileira.

Bellucci/Soares venceu a partida por 3 sets a 0, com parciais de 6-4, 6-3 e 6-2, garantindo o terceiro triunfo sem perder sets da equipe brasileira diante do time uruguaio.

Os tenistas brasileiros começaram bem na partida abrindo 4 a 0 sobre a dupla Martin Cuevas/Marcel Felder e chegaram a ter 5 a 1 ficando a um ponto de fechar o primeiro set. Um princípio de reação do Uruguai reduziu a diferença com três games vencidos em sequência e a dupla Bellucci/Soares jogou pressionada para vencer o décimo game.

A vitória ficou mais próxima da dupla brasileira com o bom desempenho no segundo set, quando Bellucci e Soares jogaram com tranquilidade na liderança do placar para abrirem 2 sets a 0.

Uma quebra de serviço no sexto game praticamente definiu a partida para a dupla brasileira, que abriu 5 a 2 ao confirmar o serviço no saque de Bruno Soares e pelo sexto ano consecutivo o Brasil jogará a repescagem para tentar voltar ao Grupo Mundial da Copa Davis após ter saído em 2003, sem conseguir o retorno.

Nos últimos cinco anos a equipe brasileira perdeu respectivamente para Suécia, Áustria, Croácia, Equador e Índia. Os possíveis rivais no sorteio que deve acontecer na próxima terça-feira são Áustria, Chile, Croácia, Índia, Israel, República Tcheca, Romênia e Rússia. Nos possíveis confrontos, o Brasil só jogaria fora de casa diante da Romênia, enquanto duelos com Rússia e Israel seriam definidos por sorteio, com todos os outros sendo em casa.