Topo

Feijão perde duelo de 2h e tem melhor semana encerrada na semifinal de Kitzbuhel

Feijão não conseguiu passar pelo holandês Robin Haase, número 53 do mundo - John Vizcaino/Reuters
Feijão não conseguiu passar pelo holandês Robin Haase, número 53 do mundo Imagem: John Vizcaino/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

05/08/2011 12h52

O tenista brasileiro João Souza, o Feijão, não conseguiu chegar à final do Torneio de Kitzbuhel, na Áustria, depois de ter feito sua melhor campanha na carreira e atingir pela primeira vez um posto no top 100 do ranking mundial e acabou derrotado na semifinal nesta sexta-feira.

Em sua segunda semifinal de torneio ATP, Feijão enfrentou o holandês Robin Haase, número 53 do ranking mundial, e não conseguiu entrar bem no jogo, com o primeiro set perdido rapidamente e a necessidade de um tie-break para igualar, o brasileiro perdeu no e a derrota no terceiro set, fechando em 2 a 1, com parciais de 6-1, 6-7(3-7) e 6-4.

O brasileiro não começou bem o duelo e logo teve dois serviços quebrados, o que deixou o adversário em situação confortável depois de abrir 4 a 0 para apenas confirmar o saque e fechar em 20 minutos o primeiro set.

Feijão ainda equilibrou o segundo set e conseguiu uma quebra importante no nono game, quando pôde sacar para fechar a parcial e igualar a partida contra Haase, mas não sacou bem e teve a quebra devolvida. O brasileiro se salvou da derrota e forçou o tie-break, quando levou a melhor.

O início ruim novamente no terceiro set acabou castigando Feijão, que saiu perdendo por 2 a 0 ao sofrer uma quebra de serviço. Ele conseguiu ainda equilibrar a partida, mas não devolveu a quebra e viu Haase fechar a partida ao sacar para o jogo.

"Joguei um pouco abaixo do que vinha jogando e por isso fico um pouco frustrado. Comecei errando muito no primeiro e no terceiro set e isso me tirou um pouco da confiança, me fez pensar durante o jogo. Mas o lado positivo é que dei a volta por cima e quase consegui uma virada em uma partida onde não fui bem", comentou Feijão após a derrota.

Com a vitória o tenista holandês terá a chance de conquistar pela primeira vez um título ATP na carreira, enquanto o brasileiro segue sua preparação para a disputa do qualificatório para o Aberto dos Estados Unidos, último Grand Slam da temporada, antes ele tenta entrar no qualificatório do Masters 1000 de Cincinnati.

"Fico com uma boa sensação desta semana que foi super positiva, mostrou minha evolução e este jogo da semi contará no meu amadurecimento daqui por diante. Agora é focar e trabalhar mais pois os detalhes farão cada vez mais a diferença", analisou o brasileiro.

Treinado por Ricardo Acioly, ex-capitão da equipe brasileira na Copa Davis, Feijão já havia disputado a semifinal do Torneio de Santiago em 2010, quando perdeu para o argentino Juan Mônaco e viu Thomaz Bellucci ficar com o título.