Topo

Bellucci cresce no 2º set, mas falha em momentos cruciais e cai na estreia em Cincinnati

Brasileiro Thomaz Bellucci (f) tenta uma devolução em jogo contra o espanhol Fernando Verdasco - Elsa/Getty Images/AFP
Brasileiro Thomaz Bellucci (f) tenta uma devolução em jogo contra o espanhol Fernando Verdasco Imagem: Elsa/Getty Images/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/08/2011 14h02

Thomaz Bellucci e Fernando Verdasco fizeram um jogo de altos e baixos nesta segunda-feira, na partida que abriu a quadra central do Masters 1.000 de Cincinnati. Brasileiro e espanhol trocaram quebras, boas jogadas e também erros, mas no final das contas, apesar da visível evolução de Bellucci no segundo set, foi Verdasco quem levou a melhor com 2 a 0, parciais de 6-3 e 7-6 (7-4).

Desta maneira, Bellucci segue sua sina de maus resultados no piso rápido norte-americano. Agora são três participações, duas eliminações na primeira rodada e uma no segundo jogo, muito pouco para o 34º colocado do ranking mundial.

Verdasco, que também nunca conseguiu mais do que chegar à terceira rodada em Cincinnati, tem sua nova chance e na próxima fase enfrentará o vencedor do confronto de terça-feira entre o russo Mikhail Youzhny e o francês Michael Llodra.

ANÁLISE DO FERNANDO MELIGENI

"Uma pena, mais uma grande chance perdida. Mais um torneio grande onde Thomaz Bellucci podia ter feito um resultado melhor"

Bellucci começou muito bem a partida, até com um bom aproveitamento nos primeiros serviços e poucos erros. Sua queda, porém, teve início no sétimo game, quando não conseguiu converter em quebra sua única chance no set.

No game seguinte, Verdasco fez exatamente o que o brasileiro não havia conseguido anteriormente, ignorou o serviço do rival e abriu 4-2. Bellucci ainda salvou três break-points no oitavo game, mas isso não foi suficiente, e o tenista espanhol fechou com 6-3.

BLOG: JOSÉ NILTON DALCIN

Até Larri Passos perdeu a paciência com o tenista...

Uma nova quebra sofrida logo no início do segundo set pareceu ter abalado Bellucci, que mostrou apatia em quadra e cometeu erros não-forçados sucessivos. Mas o ‘apagão’ durou pouco. O brasileiro melhorou, conseguiu quebrar Verdasco no sexto game e assumiu a dianteira do marcador pela primeira vez ao confirmar o serviço seguinte e abrir 4-3.

Com 5-4 no placar, Bellucci solicitou atendimento médico por conta de uma bolha no pé esquerdo, e a demora de mais de quatro minutos incomodou Verdasco. Na volta à quadra, o brasileiro teve dois set-points, mas o espanhol salvou e empatou em 5-5.

O set chegou ao tie-break, e Bellucci manteve o bom momento abrindo logo 4-1. Verdasco, porém, se superou em quadras, virou, aproveitou a instabilidade do brasileiro e fechou com 7-4 e assegurou a vitória por 2 sets a 0.

O Masters 1.000 de Cincinnati foi o último de uma série de quatro torneios escolhidos por Bellucci na preparação para o US Open, que começa no final deste mês. Os testes, porém, não foram tão animadores, já que, além da derrota desta segunda, ele havia parado nas oitavas de final em Montréal e em Washington e nas quartas em Los Angeles.