Topo

Rafael Nadal erra 41 vezes, vê rival errar ainda mais e avança às quartas em Cincinnati

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/08/2011 15h57

Responsável por eliminar o brasileiro Thomaz Bellucci do Masters 1000 de Cincinnati, o espanhol Fernando Verdasco entrou em quadra, nesta quinta-feira, disposto a eliminar também o compatriota Rafael Nadal, número dois do mundo. Para isso, teria de quebrar um grande tabu. Até hoje, os dois duelaram 12 vezes, todas com vitória de Nadal. 

Verdasco mostrou-se resistente e dificultou bastante o jogo, marcado pelo excesso de erros de ambas as partes (41 de Nadal, 59 de Verdasco). No fim, quem venceu foi Nadal, após 3h38 de partida, e conseguiu triunfar pela 13ª vez contra o rival:  2 sets a 1, parciais de 7-6 (7-5), 6-7 (4-7) e  7-6 (11-9).

No primeiro set, Verdasco se viu perto de fechar a parcial e abrir 1 a 0. No tie-break, ele abriu 5 a 3 e estava sacando. Porém, o tenista número 21 do mundo cometeu uma dupla falta, Nadal se recuperou, ganhou quatro pontos seguidos e fechou o set.

Na parcial seguinte, os dois tenistas conseguiram manter um equilíbrio na partida, tanto que a primeira quebra só aconteceu no oitavo game - Verdasco ganhou o game no saque de Nadal, abriu 5 a 3, e, de novo, se viu próximo de fechar um set. Bastava confirmar seu saque. Ele, porém, não conseguiu mais uma vez.  Desequilibrado emocionalmente, Fernando Verdasco cometeu dois erros bobos, perdeu o game e jogou a raquete no chão.

NADAL VAI PEGAR FREGUÊS NAS QUARTAS

  • Matthew Stockman/Getty Images/AFP

    Vice-campeão em Montréal na semana passada, o americano Mardy Fish será o adversário de Rafael Nadal nas quartas, nesta sexta-feira. Para avançar, Fish encontrou certa dificuldade, mas venceu Richard Gasquet (FRA) por 2 sets a 0, parciais de 7-5 e 7-5.

    Para conseguir passar por Rafael Nadal e ir à semi, Fish terá de quebrar um tabu contra o espanhol. Em seis duelos entre os dois tenistas até hoje, Nadal venceu todos - o último encontro foi no Grand Slam de Wimbledon, na grama de Londres (ING).

Com uma quebra para lado, o set foi para o tie-break.  Os tenistas trocaram pontos até Verdasco conseguir um mini-break de vantagem e fazer 5 a 3. Depois de sacar forte, e bom uma bola fácil devolvida pelo adversário, Verdasco mandou para fora. Sorte dele que Nadal cometeu o mesmo erro no ponto seguinte. Desta vez, o tenista conseguiu manter a vantagem e fechar o tie-break em 7-4, igualando o jogo.

No terceiro set, com um número bem menor de erros dos dois jogadores, coube a Verdasco assumir a liderança. No quinto game, com Nadal no saque, o tenista se impôs e venceu o game. 

A partir dali, o bom ritmo do número 21 parou. O "Touro" Nadal mostrou força física, retomou o controle da partida, venceu dois games seguidos e passou à frente. Mesmo assim, o adversário não se intimidou e empatou em seguida.

Pela terceira vez no jogo, o set foi para o tie-break. O talento de Nadal ia prevalecendo e o tenista abriu 5 a 1. Depois, relaxou, errou quatro vezes seguidas e cedeu o empate ao rival. Em seguida, um erro não-forçado para cada lado, e novo empate: 6 a 6.

Depois de mais três trocas de pontos e alternância na frente do placar, Nadal, enfim, conseguiu fechar. Após um saque forçado bem aberto, Verdasco se esforçou para rebater, mas deixou a quadra aberta. Ponto e jogo para Nadal.