Topo

Nadal e Federer confirmam má fase e são eliminados nas quartas de Cincinnati

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/08/2011 16h14

As quartas de final do Masters 1000 de Cincinnati confirmaram o momento ruim vivido pelos dois principais ícones do tênis dos últimos anos. Com desempenho muito abaixo do esperado nesta sexta-feira, Rafael Nadal e Roger Federer foram derrotados, respectivamente, por Mardy Fish e Tomas Berdych, e deram adeus à competição.

ANDY MURRAY VENCE E VAI À SEMIFINAL

  • Matthew Stockman/Getty Images/AFP

    Quarto do ranking, o britânico Andy Murray fez o básico e garantiu sua vaga na semi. O tenista venceu Gilles Simon por 2 sets a 0 (6-3 e 6-3) e será o rival de Mardy Fish neste sábado. Foi a 7ª vitória de Murray em oito jogos contra o francês.

Nadal havia vencido todos os seis confrontos que havia realizado contra Mardy Fish até então. Mas, mesmo diante de seu ‘freguês’, o espanhol voltou a ter uma partida ruim e acabou derrotado por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-4. O adversário do norte-americano nas semifinais será o britânico Andy Murray.

Fish contou especialmente com um ótimo serviço e uma atitude agressiva para superar Rafael Nadal pela primeira vez na carreira. Além de um bom aproveitamento no saque, o número 6 do mundo emplacou 12 aces para vencer a partida e fazer a festa dos mais de 11 mil torcedores presentes na quadra.

O número de pontos vencedores mostrou a diferença de atitude entre os dois tenistas: 32 de Fish contra apenas 10 do espanhol. Rafael Nadal, por sua vez, parecia estar sentindo cansaço da maratona enfrentada na quinta-feira, quando precisou de 3h48 para superar o compatriota Fernando Verdasco por 2 sets a 1 em 7-6(5), 6-7(4) 7-6(9).

O norte-americano começou o primeiro set de forma agressiva e logo no início da parcial quebrou o serviço de Nadal. O espanhol, por sua vez, parecia apático em quadra, acertando apenas uma bola vencedora contra 16 do adversário, que fechou o set em pouco mais de 50 minutos de jogo: 6-3.

A história se repetiu no segundo set, com Fish quebrando novamente o serviço do ex-número um no começo da parcial. No início do sétimo set, Nadal pediu atendimento do fisioterapeuta por um problema no pé. A dor talvez tenha contribuído para a queda de rendimento do espanhol, que acabou derrotado por 6-4, encerrando a partida por 2 sets a 0.

FEDERER PERDE PARA BERDYCH E TAMBÉM É ELIMINADO

Outro favorito que deu adeus ao Masters 1000 de Cincinnati nesta sexta-feira foi Roger Federer. O número 3 do mundo errou muito e foi presa fácil para o tcheco Tomas Berdych, que venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 7-6 (7-3), em 1h31, e avançou às semifinais.

Federer esteve irreconhecível no primeiro set. Pouco agressivo, cometeu 13 erros não forçados contra apenas três de Berdych, que aproveitou o bom momento para superar o serviço do suíço em duas oportunidades. Sem ter seu saque ameaçado sequer uma vez, o tcheco fechou a parcial com facilidade por 6-2.

Mesmo errando muito, o suíço equilibrou o segundo set e soube se defender nos momentos de dificuldade. Federer precisou de quase 10 minutos para confirmar seu serviço no 11º game e viu o rival levar a parcial para o tie-break em seguida. No desempate, o número 3 do mundo voltou a cometer muitos erros e facilitou para Berdych, que foi eficiente e confirmou a vitória.

Nas semifinais, Tomas Berdych terá como adversário o vencedor do duelo entre o sérvio Novak Djokovic e o francês Gael Monfils.