Topo

Djokovic usa 'máquina espacial' como segredo para recuperação física

Tenista sérvio Novak Djokovic usa câmara hiperbárica para recuperação física - Stefan Wermuth/Reuters
Tenista sérvio Novak Djokovic usa câmara hiperbárica para recuperação física Imagem: Stefan Wermuth/Reuters

Das agências internacionais

Em Nova York (Estados Unidos)

29/08/2011 12h41

Após ter constatado o sucesso com sua dieta sem o consumo de massas e cerveja por ter alergia a glúten, o sérvio Novak Djokovic teve mais um segredo revelado para sua fase superior aos rivais. O número um do mundo faz uso de uma câmara hiperbárica.

MÁQUINHA MILAGROSA DE DJOKOVIC

  • Reprodução

    Câmara hiperbárica utilizada pelo sérvio Novak Djokovic como segredo para sua recuperação física

A revelação foi feita nesta segunda-feira pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal, que apontou para a rapidez na recuperação do tenista com o uso do equipamento.

A máquina trabalha com uma válvula computadorizada e uma bomba de vácuo que simula a altitude e serve para comprimir músculos em intervalos rítmicos. O sérvio admite o uso do equipamento e confirma que há benefício.

“Realmente ajuda. Não para o os músculos, mas principalmente para recuperar após uma partida desgastante. É como uma nave espacial com uma tecnologia muito avançada”, afirma Djokovic.

O aparelho simula condições de altitude, gera maior número de glóbulos vermelhos no sangue, regenera o ácido lático e melhora a circulação sanguínea, além de melhorar o preparo físico.

O valor do equipamento utilizado por Djokovic chega a 75 mil dólares com fabricação por uma empresa norte-americana que tem apenas 20 modelos do tipo no mundo, com a publicação afirmando que não há a proibição do uso por federações esportivas.