Topo

Sem forçar ritmo, Federer vence na estreia e encontra algoz de Bellucci

Roger Federer rebate bola em estreia muito tranquila pelo Aberto dos Estados Unidos - Julian Finney/Getty Images/AFP
Roger Federer rebate bola em estreia muito tranquila pelo Aberto dos Estados Unidos Imagem: Julian Finney/Getty Images/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

30/08/2011 00h35

Roger Federer, um dos favoritos ao título do Aberto dos Estados Unidos, teve uma estreia perfeita. Sem parecer forçar o ritmo em nenhum momento do jogo, o suíço despachou o colombiano Santiago Giraldo e se classificou para a segunda rodada do Grand Slam. O pentacampeão, que venceu por 3 sets a 0 (6-4, 6-3 e 6-2) já tem adversário definido para esta fase.

O próximo desafiante do número 3 do mundo será Dudi Sela. O tenista de Israel irá para o confronto motivado por uma grande virada sobre Thomaz Bellucci. O algoz do brasileiro mostrou ótimo desempenho para virar a partida após perder os dois primeiros sets.

Tranquilo para a estreia, Federer tomou conta do jogo contra Giraldo desde o início. Em pouco tempo, o colombiano já tinha que buscar 4-1 no placar. O 54º do mundo até tentou dar alguns sustos no favorito, que respondeu muito bem quando exigido. No momento mais importante do primeiro set, o suíço conseguiu uma quebra que garantiu 6-4.

Pressionado, Giraldo voltou a falhar em seu serviço e começou o segundo set atrás. A resposta veio após um erro não-forçado de Federer. O colombiano quebrou o adversário para voltar ao jogo. A esperança do sul-americano, porém, não durou muito. Federer voltou a liderar e fechou em 6-3 a parcial.

O mesmo roteiro se repetiu na terceira e última parcial do confronto. Em pouco tempo, Giraldo já havia perdido o seu serviço e corria atrás para tentar se manter vivo. Entretanto, o colombiano não conseguiu nem assustar. Federer dominou completamente e, com um 6-2, garantiu um triunfo tranquilo.