Topo

Brasileiro entra na última hora, mas avança no Aberto dos EUA; Mello e Feijão são eliminados

Rogério Dutra da Silva prepara saque na vitória sobre Louk Sorensen em Nova York - Stan Honda/AFP
Rogério Dutra da Silva prepara saque na vitória sobre Louk Sorensen em Nova York Imagem: Stan Honda/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

31/08/2011 14h26

O tenista brasileiro Rogério Dutra da Silva, 114º do ranking mundial, contou com a sorte para entrar na chave do Aberto dos Estados Unidos e aproveitou a desistência do sueco Robin Soderling, lesionado, a apenas 30 minutos do início da partida, para estrear em Grand Slam como lucky loser vencendo o irlandês Louk Sorensen, 618º do mundo, por abandono depois de ter vantagem de 6-0, 3-6, 6-4 e 1-0.

Em um confronto que geralmente Rogério Dutra da Silva faz em challengers, o tenista número quatro do Brasil não sentiu a estreia e começou a partida aplicando um ‘pneu’ em Sorensen para fechar o primeiro set em apenas 31 minutos com total domínio do duelo na quadra Grandstands.

Depois de trocar camisa e com base em provocações com grito de “vamos”, em português, Sorensen conseguiu reagir e igualou a partida no segundo set ao conseguir uma quebra no serviço do brasileiro.

FEIJÃO É DERROTADO POR ANFITRIÃO

Robby Ginepri ocupa a modesta 363ª posição no ranking da ATP, mas jogando diante de sua torcida, o norte-americano mostrou serviço e superou João Souza, o Feijão, nesta quarta-feira, no Aberto dos EUA.
O brasileiro, 90º colocado no ranking, foi derrotado por 3 sets a 1 (6-3, 6-4, 6(5)-7 e 6-1) e acabou eliminado da competição. Ginepri, por sua vez, enfrenta o vencedor entre Marcos Baghdatis e John Isner.

Mas a disputa que ficou equilibrada na terceira parcial, quando Rogerinho também trocou a camisa preta por uma branca pendeu a favor do brasileiro, que viu uma série de reclamações por dores e pedido de atendimento médico do rival para voltar a dominar o confronto enquanto Sorensen tinha dificuldades para sacar e devolver, aparentemente com dores na mão. Com o paulista melhor na partida, Louk Sorensen acabou abandonando no intervalo do primeiro para os segundo game do quarto set.

A vitória de Rogério Dutra da Silva também marcou a estreia do gaúcho Marcos Daniel como técnico em uma chave principal de Grand Slam. Aposentado neste ano após Roland Garros e ainda fazendo parte do ranking mundial como 198º, Daniel foi chamado pelo treinador Larri Passos para acompanhar Rogerinho.

O tenista brasileiro havia perdido na terceira rodada do qualificatório em Nova York em partida contra o ucraniano Sergei Bubka, filho do recordista mundial de salto com vara. O adversário de Rogério Dutra da Silva na segunda rodada será o vencedor entre os norte-americanos Alex Bogomolov Jr. e Steve Johnson.

NO QUINTO SET, RICARDO MELLO É ELIMINADO POR GILLES SIMON

Ricardo Mello conseguiu mais pontos vencedores, mas também cometeu mais erros que Giles Simon. Os equívocos custaram a eliminação no Aberto dos EUA por 3 sets a 2 (3-6, 6-3, 6-4, 3-6 e 6-4), em um jogo equilibrado com mais de 3h30.

Depois de vencer o primeiro set em apenas 37 minutos, o brasileiro levou a virada por 2 sets a 1. O adversário francês, que mostrou mais regularidade ainda viu Mello empatar o jogo no quarto set, mas na parcial decisiva, o francês levou a melhor, fechando o jogo em 3 sets a 2.

No total foram 58 pontos vencedores do brasileiro contra 41 do adversário. Por outro lado, Mello teve 71 erros contra 48 de Simon.