Topo

Federer perde set, mas vai às oitavas pela 30ª vez em Grand Slams; Serena sofre e avança

Roger Federer venceu mais uma no Aberto dos EUA, mas não com a mesma facilidade - EFE/JUSTIN LANE
Roger Federer venceu mais uma no Aberto dos EUA, mas não com a mesma facilidade Imagem: EFE/JUSTIN LANE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

03/09/2011 17h00

O pentacampeão do Aberto dos Estados Unidos já teve a sua primeira pedra no caminho rumo ao possível sexto título do torneio neste sábado. Roger Federer não encontrou a mesma facilidade das primeiras rodadas, perdeu o seu primeiro set na competição, mas conseguiu passar pelo croata Marin Cilic, vencendo por 3 a 1 (6-3, 4-6, 6-4 e 6-2). Com isso, o ex-número 1 do mundo avançou pela 30ª vez às oitavas de final de um Grand Slam.

Em seu terceiro confronto em Nova York, o terceiro colocado do ranking mundial chegou a passar apuros no segundo set, quando viu um Cilic determinado a empatar o jogo e tentar a virada. Mas então o suíço voltou a dominar a partida e terminou com cinco quebras para avançar no Aberto. Mesmo assim, ainda teve o seu saque quebrado por duas vezes no confronto.

A determinação de Cilic para buscar a virada foi freada pelos seus erros, principalmente no quarto set. Enquanto Federer permanecia seguro, fazendo um bom jogo de fundo de quadra, o 28º colocado da ATP desperdiçava as suas chances de se manter na partida. No fim, terminou com 44 erros não forçados, contra apenas 24 do suíço.

A maior dificuldade de Federer foi conter o saque potente do croata. Foram 12 aces de Cilic, contra somente quatro do pentacampeão em Nova York. O tenista da Croácia foi tão bem no serviço que superou de longe o suíço em winners, mesmo com a derrota. Cilic teve 40 bolas vencedoras, enquanto Federer conseguiu 28.

A vitória do suíço foi a terceira sobre Cilic, que nunca conseguiu superar o ex-número 1 do mundo. Nas oitavas do Aberto dos EUA, Federer encara o argentino Juan Monaco, que despachou o experiente alemão Tommy Haas de virada, por 3 sets a 1, com parciais de 6-7 (3-7), 6-3, 6-2 e 6-3.

SERENA AMEAÇA PNEU, MAS ACABA LEVANDO SUSTO PARA SE CLASSIFICAR

A norte-americana deixou os seus fãs apreensivos neste sábado, ao ensaiar uma vitória tranquila e depois passar sufoco para garantir o triunfo sobre a bielorussa Victoria Azarenka, conquistado no tie-break, por 2 sets a 0, com parciais de 6-1 e 7-6 (7-5). Serena sobrou no início e ensaiou um pneu, mas Azarenka mostrou porque é a número 5 do mundo, evitou o vexame na parcial e quase conseguiu o empate no set seguinte, salvando cinco match-points. Garantida nas oitavas, Serena espera agora pela vencedora do confronto entre a sua compatriota Sloane Stephens e a musa sérvia Ana Ivanovic.