Topo

Melo e Soares vencem nas duplas e Brasil passa à frente da Rússia na Copa Davis

Marcelo Melo e Bruno Soares em ação em Kazan, na Rússia, onde venceram pela Davis - AP Photo/Misha Japaridze
Marcelo Melo e Bruno Soares em ação em Kazan, na Rússia, onde venceram pela Davis Imagem: AP Photo/Misha Japaridze

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/09/2011 09h18

Marcelo Melo e Bruno Soares fizeram valer o melhor ranking, bateram Dmitry Tursunov e Igor Kunitsyn e colocaram o Brasil na frente da disputa da Copa Davis contra a Rússia, fora de casa. Com o triunfo por 6-4, 7-5 e 6-2, a equipe verde-amarela só precisa de uma vitória no último dia da disputa para voltar à divisão principal pela primeira vez desde 2003.

A dupla brasileira entrou na quadra como favorita em uma disputa equilibrada. Melo e Soares são 35º e 22º do mundo, respectivamente. Tursunov e Kunitsyn estão bem ranqueados em simples (41º e 60º), mas não são especialistas em duplas (93º e 221º).

"Jogamos juntos, e isso faz diferença. Temos uma sensibilidade muito grande com relação ao que o outro vai fazer. Somos ótimos amigos. Fomos sólidos e agressivos, sacamos muito bem", resumiu Bruno Soares após o jogo. 

Na quadra dura e fechada, que favorece o estilo de jogo dos russos, o equilíbrio foi grande até o fim do segundo set. Na primeira parcial, Melo e Soares só passaram à frente no nono game, quando quebraram os rivais e conseguiram fechar em 6-4.

FEDERER NÃO EVITA DERROTA SUÍÇA

  • AP Photo/Rick Rycroft

    Também pelo grupo mundial, a Suíça de Stanislas Wawrinka e Roger Federer foi derrotada pela Austrália de Guccione e Hewitt, que jogaram na grama e em casa.

    Agora, os europeus têm de vencer seus dois confrontos no último dia para voltarem à elite do tênis mundial.

    Nos outros jogos do dia, a Rep. Tcheca fez 3 a 0 e encerrou o confronto com a Romênia e o Japão viu a Índia descontar para 2 a 1.

No segundo set, Melo e Soares abriram com uma quebra e logo em seguida perderam o saque para Tursunov e Kunitsyn. A vantagem verde-amarela só foi definitiva no 11º game, quando o Brasil quebrou o saque russo e abriu distância para fechar em 7-5.

Irritados, os russos não mantiveram o mesmo nível de tênis na parcial definitiva. Mesmo com o apoio da torcida, Tursunov e Kunitsyn foram quebrados logo de cara por Melo e Soares, que administraram a vantagem e fecharam em 6-2.

"Os pontos importantes foram no final do primeiro e do segundo sets. Fomos bem na devolução. Hoje eu devolvi acima do normal, errei muito pouco", avaliou Marcelo Melo. 

Agora, o Brasil precisa apenas que Bellucci ou Mello vençam no domingo para conseguir seu objetivo. O primeiro jogo do dia deve ser decisivo.

Os dois melhores ranqueados do confronto se enfrentam. Bellucci, 38º do mundo, vai enfrentar Mikhail Youzhny, 32º. A vitória garante o Brasil, enquanto a derrota coloca a decisão nas mãos de Ricardo Mello, 120º, que enfrenta o favorito Igor Andreev, 81º. 

"Voltar à primeira divisão depois de muito tempo vai selar um trabalho de muito tempo, não só dos jogadores mas também da CBT", disse Melo.