Topo

Rafael Nadal sobra contra Tsonga, Espanha bate França e vai à final da Davis

Rafael Nadal comemora ponto na vitória por 3 a 0 contra Jo-Wilfried Tsonga pela Davis - REUTERS/Marcelo del Pozo
Rafael Nadal comemora ponto na vitória por 3 a 0 contra Jo-Wilfried Tsonga pela Davis Imagem: REUTERS/Marcelo del Pozo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/09/2011 09h33

Rafael Nadal entrou em quadra e não tomou conhecimento de Jo-Wilfried Tsonga para levar a Espanha à final da Copa Davis. Com 3 sets a 0 (parciais de 6-0, 6-2 e 6-4), o 2º colocado do ranking mundial garantiu o 3 a 1 contra a França jogando no saibro, seu piso favorito, e em Córdoba, no seu país.

DJOKO ABANDONA E CHORA ELIMINAÇÃO

  • Andrej Isakovic/AFP Photo

    Novak Djokovic foi escalado às pressas neste domingo para tentar salvar a Sérvia de uma derrota que parecia inevitável contra a Argentina. Contra Juan Martin Del Potro, o melhor do mundo até tentou brigar, mas abandonou com dores nas costas no segundo set e chorou muito a eliminação de seu país na Copa Davis.

Décimo na lista da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), Tsonga não ofereceu a resistência que poderia para Nadal. O francês foi poupado do primeiro dia da Davis por estar cansado. No sábado, ajudou Michael Llodra a vencer nas duplas e por isso foi escalado para encarar o espanhol.

Só que a tática francesa não funcionou. Nadal demorou pouco menos de duas horas para liquidar a partida, apesar da forte disputa imposta por Tsonga em alguns games. Com isso, a partida entre David Ferrer e Richard Gasquet, que acontece na sequência, perde importância. 

Quatro vezes campeã da Copa Davis, sendo três com a atual geração, a Espanha agora vai enfrentar a Argentina, que contou com o praticamente ausente Djokovic para avançar à final pela terceira vez, em busca de seu primeiro título.

O líder do ranking mundial, que foi poupado na última sexta com dores nas costas, foi inscrito às pressas neste domingo para encarar Juan Martin Del Potro. Ainda sentindo muito a lesão que já o atrapalhou na conquista do Aberto dos EUA, semana passada, Djokovic perdeu o primeiro set no tie-break.

No segundo, quando perdia por 3 a 0, abandonou. Triste com a queda, o sérvio saiu de quadra chorando muito e foi consolado pelos colegas, pela torcida e até pelos rivais.