Topo

Aberto do Brasil de tênis troca a Costa do Sauipe por São Paulo em 2012

Bellucci bateu bola no Pelourinho ao som do Olodum para promover o torneio deste ano - João Pires/Divulgação
Bellucci bateu bola no Pelourinho ao som do Olodum para promover o torneio deste ano Imagem: João Pires/Divulgação

Rubens Lisboa

Em São Paulo

04/10/2011 08h47

Após completar dez anos com edições realizado na Bahia, o Aberto do Brasil de tênis vai deixar a Costa do Sauipe para ser sediado na cidade de São Paulo a partir de fevereiro do ano que vem.

BRASIL OPEN DEVERÁ SER DISPUTADO NO IBIRAPUERA

Depois de 10 anos e 11 edições de disputa contínua no complexo da Costa do Sauipe, o Brasil Open vai mudar de casa. A promotora Koch Tavares anunciará nesta quarta-feira, durante cerimônia do Palácio dos Bandeirantes, que o único ATP brasileiro será disputado nos dois ginásios do Ibirapuera, que para isso terão de construir quadras de saibro. O torneio acontece entre os dias 11 e 19 de fevereiro.

Com problemas em relação ao público, o evento acabaria concorrendo com o Carnaval de 2012 no litoral baiano e decidiu trocar o local também visando aumentar o potencial do torneio, que já havia pedido a mudança de piso do saibro para o cimento à ATP na tentativa de facilitar a participação de estrelas do tênis mundial, o que não teve a aprovação dos tenistas.

O anúncio oficial da mudança na sede do único torneio brasileiro de nível ATP vai ocorrer nesta quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual em São Paulo, com representantes do governador paulista Geraldo Alckmin e da Koch Tavares, agência que é a dona do evento. 

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) publicou nota na segunda-feira admitindo a perda do evento na próxima temporada e anunciando que deve receber um torneio de futebol de areia no período.

“Com datas disponíveis apenas para o período em que ocorrerá o Carnaval em Salvador, a Koch Tavares já havia informado à Secretaria de Turismo do Estado que não poderia sediar o Brasil Open de Tênis paralelamente ao evento. Neste sentido, a empresa alegou ter dificuldades no que se refere aos bloqueios de apartamentos nos hotéis neste período e também de passagens junto às companhias aéreas”, informa o órgão baiano.

O Governo do Estado da Bahia era um dos patrocinadores do evento e na edição deste ano teve inclusive o seu nome atrelado ao nome do torneio, que foi chamado de Brasil Bahia Open.