Topo

Ex-número 1 do mundo, Dinara Safina decide se aposentar devido a problemas nas costas

Dinara Safina chegou a ser número um do mundo em 2009 - Andrew Medichini/AP Photo
Dinara Safina chegou a ser número um do mundo em 2009 Imagem: Andrew Medichini/AP Photo

Das agências internacionais

Em Moscou (Rússia)

07/10/2011 09h07

A tenista russa Dinara Safina, ex-número um do mundo, vai se aposentar das quadras, segundo  informou o irmão dela, o ex-tenista Marat Safin, que também liderou o ranking mundial e hoje, aposentado, é vice-presidente da federação local de tênis.

"Dinara decidiu deixar sua carreira. Tudo está bem em sua vida pessoal, mas não é mais capaz de jogar tenis profissionalmente", afirmou Safin.

A decisão da russa, de 25 anos, foi tomada pela frequente dor nas costas que a incomoda. Ela não joga uma partida desde maio, quando começou a sentir o problema na região. Em agosto, Safina já havia comunicado que não voltaria às quadras nesta temporada, para tentar recuperar-se totalmente da lesão.

No entanto, nem mesmo os quase cinco meses sem jogar foram suficientes para a tenista estar bem. Recentemente, Safina escreveu em seu blog que tentou jogar uma partida durante este período, mas teve de parar após 15 minutos, já que a dor era muito forte.

A russa chegou ao topo do ranking mundial em 2009, temporada na qual teve ótimo desempenho nos quatro Grand Slams. Chegou à final (e foi derrotada) no Aberto da Austrália e no Aberto da França, e caiu na semifinal em Wimbledon e no Aberto dos Estados Unidos.

Em 2008, Dinara Safina conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China.