Topo

Federer perde 1º set em 9 anos para algoz de Bellucci, mas avança na Suíça

Roger Federer saca no duelo contra o finlandês Jarkko Nieminen no Torneio da Basileia - EFE/Georgios Kefalas
Roger Federer saca no duelo contra o finlandês Jarkko Nieminen no Torneio da Basileia Imagem: EFE/Georgios Kefalas

Do UOL Esporte

Em São Paulo

02/11/2011 16h53

Foram necessários nove anos e 12 jogos para que Jarkko Nieminen conseguisse vencer seu primeiro set contra Roger Federer. A façanha aconteceu nesta quarta-feira, na segunda rodada do Torneio da Basileia. Mas ainda não foi desta vez que o finlandês conseguiu uma vitória sobre o suíço. Federer venceu o freguês por 2 sets a 1 (6-1, 4-6 e 6-3) e avançou às quartas de final da competição.

Quem pode ter se sentido vingado pelo triunfo do atual número quatro do mundo foi o brasileiro Thomaz Bellucci, que na primeira rodada caiu ante Nieminen e viu ir para o ralo sua chance de enfrentar Federer pela primeira vez na carreira.

O início da partida deu sinais de que o tenista da casa venceria com extrema facilidade. Com quatro quebras em quatro chances, Federer fez 6-1 em menos de meia hora. Na segunda parcial, porém, o suíço teve uma queda brusca no saque - com direito a quatro duplas faltas -, viu seu rival crescer, conseguir duas quebras contra uma e empatar o duelo.

Para não perder seu primeiro jogo em quase uma década contra Nieminen, Federer se recuperou no terceiro set, voltou a sacar bem, logo abriu 3-0 e depois só precisou conduzir o jogo para fechar com 6-3 e seguir no torneio.

Apesar de já ter feito dois jogos no ‘quintal de casa’, Federer, que busca seu quinto título em seis anos na Basileia, ainda não sabe quem será seu adversário, mas tem grandes chances de encontrar o norte-americano Andy Roddick ou o alemão Tommy Haas na próxima rodada.