Topo

Djokovic leva 'pneu' de japonês e perde de virada na semifinal da Basileia

Djokovic recebe atendimento médico após sentir dores no ombro direito na semifinal - Arnd Wiegmann/Reuters
Djokovic recebe atendimento médico após sentir dores no ombro direito na semifinal Imagem: Arnd Wiegmann/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

05/11/2011 13h58

Nas três partidas em que havia perdido no ano de 2011, Novak Djokovic abandonou por lesão em duas. E o ombro que lhe fez perder o título em Cincinnati voltou a incomodar na semifinal da Basileia contra Kei Nishikori (32º do mundo). Desta vez o sérvio foi até o final e perdeu para o japonês quando buscava na 12ª final da temporada ao tomar a virada com 2-6, 7-6(7-4) e 6-0.

Djokovic começou melhor na partida e logo conseguiu abrir vantagem diante de Kei Nishikori, uma das sensações do segundo semestre na ATP. Mesmo acusando dores no ombro direito e cometendo duplas-faltas, o sérvio cedeu apenas dois games e fechou o primeiro set em 36 minutos.

Nishikori cresceu na segunda parcial e começou a incomodar o líder do ranking mundial, chegando a obter uma quebra de serviço favorável. Mas em vez de explorar o cansaço de Djokovic, foi o japonês que sentiu o golpe e sofreu a devolução da quebra.

Ao contrário da postura que lhe garantiu dez títulos no ano em uma das melhores temporadas feitas por um tenista na história da modalidade, Djokovic se abateu ao perder o tie-break do segundo set e não entrou no jogo no terceiro set, sendo dominado pelo rival, que obteve duas quebras, abriu 5 a 0 e fechou o jogo contra um Djokovic que pouco se movimentava aplicando um 'pneu'.

Kei Nishikori enfrenta na decisão pelo título o vencedor da semifinal entre os suíços Roger Federer e Stanislas Wawrinka. Já Djokovic terá de se recuperar em tempo recorde para o masters de Paris, na semana que vem, e o ATP Finals em Londres, reunindo os oito melhores do ano no circuito mundial. 

"Recuperar-se é o que importa agora. Eu não acho que nessas condições eu vou estar em condições de treinar nos próximos dias, mas vamos ver o que o meu time pensa", disse Djokovic.