Topo

Sem Djokovic pela frente, Federer vence semi e pode ser campeão após dez meses

Do UOL Esporte

Em São Paulo

05/11/2011 15h51

Roger Federer fez o que dele se esperava, venceu o compatriota Stanislas Wawrinka por 2 a 0 (7-6 e 6-2) e está na final do torneio da Basileia, na Suíça. Mais que isso, não vai enfrentar o algoz Novak Djokovic, líder do ranking mundial. Com a derrota do sérvio, que está lesionado, Federer terá a grande oportunidade de ganhar seu segundo título no ano, o primeiro após dez meses de um longo jejum.

Grande favorito no confronto (foi sua décima vitória em 11 jogos), Federer até teve algum trabalho. No primeiro set, os dois suíços travaram um duelo equilibrado, com ambos protegendo bastante seus saques e levando a parcial ao tie-break. Foi aí que o ex-melhor do mundo impôs seu jogo e abriu 1 a 0 sem muita dificuldade.

Com a vantagem, Federer foi mais duro. Quebrou o rival logo de cara e administrou a semifinal até garantir a vaga na decisão com um 6-2. Agora, ele vai enfrentar o japonês Kei Nishikori, que derrotou Novak Djokovic no primeiro jogo do dia por 2 sets a 1, aproveitando-se da lesão do sérvio no ombro direito.

A surpresa asiática impede um confronto que tem sido ruim para Roger Federer na temporada. Neste ano, o suíço só ganhou um torneio que disputou: o primeiro, em Doha, no Qatar, em janeiro.

Depois disso, foram 12 eliminações em sequência, sendo quatro delas no confronto com Novak Djokovic (Aberto da Austrália, Dubai, Indian Wells e US Open), que não estará em quadra na final do próximo domingo.