Topo

Bellucci 'repete roteiro' contra americano, cai na estreia em Paris e amplia jejum

Bellucci (f) perdeu novamente para Alex Bogomolov Jr., agora no Masters de Paris - Cynthia Lum/Divulgação
Bellucci (f) perdeu novamente para Alex Bogomolov Jr., agora no Masters de Paris Imagem: Cynthia Lum/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

07/11/2011 16h53

O russo naturalizado norte-americano Alex Bogomolov Jr. começa a entrar para a lista dos adversários que Thomaz Bellucci não quer ver pela frente. Nesta segunda-feira, em jogo que repetiu o roteiro da única partida antes disputada pelos dois tenistas, o brasileiro abriu 1 set a 0, mas permitiu a virada e perdeu por 2 sets a 1 (4-6, 7-6 e 6-2) na estreia do Masters de Paris.

PARIS GARANTE ÚLTIMAS VAGAS PARA O ATP FINALS

O Masters de Paris será o último torneio classificatório para o ATP Finals, que começa no próximo dia 20 de novembro. Cinco tenistas já estão garantidos no campeonato, e sete ainda estão na disputa das últimas três vagas, respectivamente (em ordem de colocação no ranking anual): Tomas Berdych, Jo-Wilfried Tsonga, Mardy Fish, Nicolas Almagro, Janko Tipsarevic, Gilles Simon e Gael Monfils.

Em julho, quando Bellucci e Bogomolov se enfrentaram pela primeira vez, no Torneio de Los Angeles, o cenário foi o mesmo. Na ocasião, o paulista havia vencido seu adversário por 6-1 no primeiro set, mas perdeu as parciais seguintes e deu adeus à competição disputada nos Estados Unidos. Para completar o péssimo panorama, esta foi a décima vez em 2011 em que Bellucci levou uma virada depois de ganhar o primeiro set.

Com mais este revés, Bellucci vê crescer seu jejum de vitórias em primeiras rodadas. O brasileiro perdeu as últimas quatro estreias que fez, em Pequim, Xangai, Basileia e agora Paris.

Os estilos semelhantes de jogo dos dois tenistas prometiam várias trocas extensas de bola, e foi isso que se viu durante quase toda a partida. Mas Bellucci teve um início mais sólido e se aproveitou dos erros do rival para fechar o primeiro set com 6-4.

Após quase desistir no intervalo da partida, mas permanecer em quadra provavelmente para não ser multado, Bogomolov pareceu voltar para o jogo com um semblante mal humorado, e sem disposição para um confronto longo. Passou a confirmar seus serviços com mais rapidez e equilibrou o duelo, de maneira que o segundo set só foi decidido no tie-break.

No terceiro e último set, porém, o equilíbrio da parcial anterior se perdeu. Bellucci foi quebrado em dois serviços consecutivos e, apesar de confirmar seu saque no sétimo game, sucumbiu ao norte-americano, que fechou o set com 6-2 e assegurou a vitória de virada.

Na segunda rodada do Masters de Paris, Bogomolov enfrentará o sérvio Janko Tipsarevic, um dos sete tenistas que ainda tentam vaga no ATP Finals de Londres. A Bellucci restam challengers, já que os Abertos da ATP já terminaram em 2011.

Outros resultados

Em outros jogos desta segunda-feira em Paris, o espanhol Guillermo Garcia Lopez venceu o colombiano Santiago Giraldo por 2 sets a 1 (6-4, 1-6 e 6-4), o alemão Philipp Kolschreiber derrotou o russo Mikhail Youzhny por 2 a 0 (6-4 e 6-2), o também alemão Florian Mayer superou o tcheco Radek Stepanek em sets diretos (7-5 e 6-3), o sul-africano Kevin Anderson bateu o luxemburguês Gilles Muller por 2 a 1 (6-3, 4-6 e 6-4), o espanhol Fernando Verdasco virou pra cima do croata Marin Cilic (3-6, 6-2 e 6-3) e o francês Julien Bennetau foi o primeiro tenista da casa a triunfar: 2 a 1 (6-7, 7-6 e 6-4) sobre o canadense Milos Raonic.