Topo

Venus Williams troca bife por salada para superar doença autoimune e mira volta ao topo

Venus Williams revelou mudança de seus hábitos alimentares para curar doença - Mike Hewitt/Getty Images
Venus Williams revelou mudança de seus hábitos alimentares para curar doença Imagem: Mike Hewitt/Getty Images

Das agências internacionais

Em Doha (Qatar)

13/11/2011 14h00

 

Venus Williams mudou sua dieta após a doença autoimune que a deixou fora do Aberto dos Estados Unidos neste ano. E a tenista americana espera que a nova maneira de se alimentar a impulsione de volta para o topo do ranking feminino. "Mudei minha dieta completamente, como muitos vegetais", afirmou Venus, de 31 anos, durante uma entrevista coletiva no Qatar, neste domingo. "Eu alterei minha mente, pois era uma pessoa acostumada a comer primeiro um bife, depois a salada".
 
A mudança de estilo de vida acontece depois que a tenista, com a Síndrome de Sjogren, teve de ficar fora do Aberto dos Estados Unidos, um dos quatro Grand Slams da temporada, em setembro. Esta é uma doença crônica, em que as células brancas do sangue atacam as glândulas-protetoras e podem causar disfunção de órgãos e sistemas do corpo.
 
Com sete títulos de Slams, a americana sofreu com a fadiga e o inchaço por causa da doença, e caiu para a modesta 103ª posição no ranking, já que não atuou muito na temporada. "Meu objetivo no próximo ano é ter um calendário cheio. Terei muito trabalho para chegar lá, mas eu não estranho trabalhar duro", disse.
 
"Eu amo o jogo. A raquete se sente bem na minha mão e estou planejando ir de volta para onde eu estive, no topo do ranking de simples e de duplas, em algum momento nos próximos 12 meses", afirmou a americana, que conquistou seu último Grand Slam em simples em Wimbledon-2008.
 
Desde então, a irmã mais nova dela, Serena Williams, conquistou cinco títulos dos mais importantes do calendário, apesar de, neste ano, também ter sofrido com um problema de saúde (ela teve uma embolia pulmonar). "Suas realizações nos últimos anos têm sido monumentais, e até mesmo com problemas de saúde ela foi capaz de continuar a ser grande. Agora eu acho que ela é uma das melhores jogadoras do mundo", disse Venus a respeito da irmã, 12ª colocada do ranking.
 
Cinco vezes campeã em Wimbledon, Venus Williams afirmou que não tem tempo para fazer nada a não ser o tênis e cuidar de seus interesses comerciais, que incluem uma etiqueta de moda e uma empresa de design de interiores. "É muito divertido estar solteira - em algum momento eu serei madura, mas a inda não aconteceu isso", disse. "Estou chocada comigo mesma pela minha incapacidade de me comprometer com algo que não seja o tênis e o trabalho", finalizou a ex-número um do mundo, que ainda disse que não namoraria um jogador de tênis, pois são seus "colegas".