Topo

Bellucci perde para o alemão Andreas Beck e confirma dificuldade em quadra rápida

Thomaz Bellucci perdeu para Andreas Beck por 2 sets a 1 no Ibirapuera - Adriano Vizoni/Folhapress
Thomaz Bellucci perdeu para Andreas Beck por 2 sets a 1 no Ibirapuera Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/11/2011 23h52

A má temporada de Thomaz Bellucci em quadra rápida ganhou novos números nesta quinta-feira. Em jogo válido pela segunda rodada do ATP Challenger Finals, o brasileiro sofreu sua primeira derrota no torneio disputado em São Paulo ao cair por 2 sets a 1 diante do alemão Andreas Beck, parciais de 6-4, 4-6 e 6-4. Foi o primeiro revés do paulista em três confrontos com o rival germânico.

No primeiro set, nenhum dos jogadores sacou bem e a parcial teve diversas quebras de saque. Beck aproveitou a falta de consistência de Belucci com o segundo serviço e venceu quatro break points, enquanto que o brasileiro levou três. No final, o alemão venceu o set por 6-4.

CONFRONTOS DESTA SEXTA-FEIRA

C.M. Stebe (ALE)XRui Machado (POR)
M. Bachinger (ALE)XDudi Sela (ISR)
B. Reynolds (EUA)XA. Beck (ALE)
T. Bellucci (BRA)XMartin Klizan (SLO)

Na sequência, Bellucci conseguiu encaixar o saque e empatou o jogo, vencendo a segunda parcial por 6-4. No último set, no entanto, o brasileiro não manteve o ritmo e viu o rival fechar por 6-4 e vencer a partida por 2 a 1.

No primeiro confronto entre ambos no piso rápido, Bellucci chegou atrasado com frequência nas bolas e acabou dominado, o que abala ainda mais sua confiança para jogar em quadras duras e o obriga a acelerar a definição de seu novo treinador.

Mas antes de começar a treinar para evoluir para a próxima temporada, Bellucci ainda tem boas chances de seguir vivo no torneio disputado no Ibirapuera  e nesta sexta-feira já volta a jogar. Diante do eslovaco Martin Klizan, que perdeu seus dois jogos em São Paulo, o brasileiro luta por uma vaga na semifinal.

No outro jogo da chave do brasileiro, disputado entre os dois derrotados da primeira rodada, duelaram o norte-americano Bobby Reynolds e eslovaco Martin Klizan. E quem conseguiu o primeiro triunfo na competição em São Paulo foi Reynolds, que venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6-2, 3-6 e 6-1.

Mais cedo, pelo grupo amarelo, os alemães Cédrik-Marcel Stebe e Matthias Bachinger, que também tinham perdido na rodada inicial, fizeram o primeiro duelo do dia. Stebe levou a melhor e venceu o compatriota por 2 sets a 1, com parciais de 6-2, 2-6 e 6-4.

Tenista mais jovem do torneio, com 21 anos, Stebe segue vivo na competição e na última rodada enfrenta o português Rui Machado, que não tomou conhecimento do israelense Dudi Sela e venceu por 2 sets a 0, com um duplo 6-2.

Agora, com duas vitórias, o português se aproxima da próxima fase. Já Sela enfrentará Bachinger ainda com chances claras de também avançar à fase final.