Topo

Bellucci pena contra eslovaco e se castiga para ir à semifinal em São Paulo

Sequência mostra momento que Bellucci bate com a raquete na cabeça após erro - Douglas Daniel/Divulgação
Sequência mostra momento que Bellucci bate com a raquete na cabeça após erro Imagem: Douglas Daniel/Divulgação

Rubens Lisboa

Em São Paulo

18/11/2011 22h06

Diante de um irreverente eslovaco Martin Klizan, o brasileiro Thomaz Bellucci penou para conseguir chegar à segunda vitória no Challenger Finals depois de apelar até para o ‘autoflagelo’ nos erros cometidos em seu último duelo pelo grupo verde do evento no Ibirapuera, em São Paulo, fazendo 2 sets a 1, com parciais de 3-6, 6-4 e 7-6(9-7), garantindo a classificação para as semifinais.

Com duas derrotas nas partidas anteriores, Martin Klizan fez um jogo de erros com o brasileiro, usou uma 'mandinga' ao pegar as bolas dos pontos ganhos e se saiu melhor nos principais pontos para vencer o primeiro set. Mas o eslovaco nem sempre conseguiu manter o ritmo. Depois de ter duas quebras de saque, o ex-número um juvenil  quase se atrapalhou após ter uma vantagem de 5-1. Depois de dois games perdidos, ele garantiu a parcial.

Enquanto Bellucci demonstrava seu nervosismo, chegando até a bater três vezes com a raquete contra a própria cabeça, o rival se divertia provocando o público e tapando os ouvidos quando era respondido por vaias. Klizan ria com a situação mesmo no segundo set, quando chegou até a acompanhar uma ‘ola’ da torcida.

Thomaz Bellucci voltou a se complicar quando tinha chances de quebrar o serviço do adversário e passava a irritar também seus próprios torcedores. Quando acertava suas jogadas, ele recebia aplausos e quando cometia erros, a resposta era com alguns xingamentos isolados.

Mesmo errático ele conseguiu vencer o segundo set e prolongou a partida para a terceira parcial, quando mais uma vez cometeu erros não-forçados e dois drop shots na rede custaram a quebra a favor do rival.Com a quebra devolvida no décimo game, Bellucci voltou para o jogo e chegou a ter um match point no saque de Klizan, mas desperdiçou. A decisão do jogo ficou para o tie-break, quando o anfitrião abriu 4-1, chegou a ter match point contra, mas conseguiu a vitória.

Com a vitória o tenista número um do Brasil se garantiu nas semifinais e vai reencontrar o israelense Dudi Sela, que foi seu algoz na primeira rodada do Aberto dos Estados Unidos de virada por 3 sets a 2. A partida será neste sábado às 15h. Em seguida ocorre a outra semifinal entre os alemães Andreas Beck e Cedrik-Marcel Stebe.