Topo

Bellucci perde para Dudi Sela e fecha temporada sem título pela primeira vez após quatro anos

Thomaz Bellucci lamenta um erro durante a partida contra o israelense Dudi Sela - Marco Máximo/Divulgação
Thomaz Bellucci lamenta um erro durante a partida contra o israelense Dudi Sela Imagem: Marco Máximo/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/11/2011 16h49

Thomaz Bellucci foi convidado para disputar o ATP Challenger Finals e tinha a grande chance de apagar a má impressão da temporada com uma vitória em casa, em um torneio no qual ele era o cabeça de chave. No entanto, o paulista número 37 do ranking da ATP acabou eliminado na semifinal, neste sábado, pelo israelense Dudi Sela, 95º do mundo. Assim, Bellucci fecha o ano pela primeira vez sem título desde 2007

O israelense já se impôs na primeira parcial e venceu e o brasileiro, que esboçou uma reação no segundo set, chegou a quebras um set, mas acabou não sendo páreo para o israelense, que já havia batido brasileiro em outro duelo em quadra rápida, no US Open. Se na disputa da primeira rodada em Nova York o jogo foi equilibrado e acabou 3 a 2 para Sela, no Ibirapuera Belluci saiu por 2 sets a 0, com um duplo 6-4.

A única vantagem para o brasileiro em relação ao torneio disputado nos Estados Unidos é que ele não sofreu nenhum 6-0, como ocorreu no US Open. Mas o revés fecha de maneira decepcionante a temporada em que Bellucci não conseguiu acertar seu jogo em quadra rápida e ficou sem conquistar um título sequer, o que não ocorria desde 2007.

Thomaz Bellucci ganhou um Future em 2007, quatro Challengers em 2008, o seu primeiro ATP-250 e mais outro Challenger em 2009, e no ano passado ele repetiu a conquista de um ATP-250. Apesar da evolução demonstrada nas últimas temporadas e de mostrar um jogo mais sólido no saibro no início do ano, Bellucci decepcionou com a queda de rendimentos nos jogos em quadras rápidas, como no Ibirapuera, e acabou o ano sem título e até mesmo sem um técnico, já que encerrou a parceria com Larri Passos.

Com a vitória, Dudi Sela vai encarar na decisão do ATP Challenger Finals, neste domingo, no Ibirapuera, em São Paulo, o alemão Cedrik-Marcel Stebe, caçula do torneio, que derrotou na outra semifinal o compatriota Andreas Beck em um jogo equilibrado. O tenista de 21 anos se garantiu na final após 2h49min50s de um jogo em que conseguiu a virada com as seguintes parciais: 5-7, 7-6 (6-3) e 7-6 (6-4).