Topo

Djokovic salva match-point e estreia com vitória no ATP Finals

Djokovic, mesmo cansado, venceu o tcheco Tomas Berdych em sua estreia no ATP Finals - REUTERS/Toby Melville
Djokovic, mesmo cansado, venceu o tcheco Tomas Berdych em sua estreia no ATP Finals Imagem: REUTERS/Toby Melville

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/11/2011 21h09

As estatísticas mostravam que Novak Djokovic teria facilidades para vencer o tcheco Thomas Berdych. Mas não foi bem o que aconteceu. Cansado da desgastante temporada, o melhor do mundo começou o jogo desligado, acordou no segundo set e conseguiu uma difícil vitória por 2 sets a 1 (3-6, 6-3, 7-6), em sua estreia no ATP Finals, em Londres.

Foi a oitava vitória do sérvio sobre Berdych em nove duelos disputados. No entanto, as duas últimas partidas entre os tenistas não terminaram, já que Berdych precisou abandonar no Masters de Cincinatti e em Dubai.

O jogo começou difícil para o número 1 do mundo. Sacando bem, Berdych confirmou seu saque e em seguida quebrou o serviço de Djokovic abrindo 2 a 0. Desligado na partida, o sérvio continuou errando bolas fáceis e perdeu os dois games seguintes. Quando Berdych poderia abrir 5 a 0, Djokovic reagiu, quebrou o saque do adversário, mas o tcheco fechou o primeiro set em 6-3.

PRIMEIRA RODADA

GRUPO A
Ferrer 2x0 Murray (6-4, 7-5)
Djokovic 2x1 Berdych (3-6, 6-3, 7-6)
GRUPO B
Federer 2x1 Tsonga (6-2, 2-6, 6-4)
Nadal 2x1 Fish (6-2, 3-6, 7-6)

No segundo set, Djokovic mostou porque é o melhor da atualidade e abriu 3 a 0 logo nos primeiros games. Berdych continuava arriscando bastante, dificultando a vida do sérvio, que em contrapartida parou de errar bolas fáceis e conseguiu manter a vantagem e fechar o set em 6-3, empatando o jogo em 1 a 1.

Se no primeiro set Berdych foi melhor e no segundo Djokovic levou vantagem, no terceiro os dois proporcionaram grandes jogadas e foram iguais até o sexto game, quando o tcheco conseguiu a quebra com três bolas vencedoras. A igualdade foi tanta, que no game seguinte, Djokovic devolveu a quebra, confirmou seu saque e deixou tudo igual novamente. 4 a 4.

Os dois tenistas continuaram confirmando os seus games, com Berdych tendo um match point a seu favor, mas o jogo foi decidido no tie-break. Berdych sentiu a pressão, errou muitas bolas, exagerou na força em alguns momentos e acabou derrotado por 7 a 3.

Mais cedo, também pelo grupo A, o espanhol David Ferrer venceu o dono da casa Andy Murray por 2 sets a 0. Com dores na virilha, Murray foi prejudicado e não consegui encaixar o seu melhor jogo contra o espanhol, número 5 do mundo. A participação do britânico está em risco. “Tenho que ver como vou estar amanhã. Vou decidir se continuo jogando ou não. Se não fosse esse evento ou um Grand Slam, nem estaria jogando”, afirmou.