Topo

Tsonga vence primeira e adversário discute com árbitro brasileiro nas Finais da ATP

Jo-Wilfried Tsonga na partida contra Mardy Fish pelo ATP Finals em Londres  - Glyn Kirk/AFP
Jo-Wilfried Tsonga na partida contra Mardy Fish pelo ATP Finals em Londres Imagem: Glyn Kirk/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

22/11/2011 13h50

O francês Jo-Wilfried Tsonga conquistou sua primeira vitória nas Finais da ATP de Londres. Ele venceu o norte-americano Mardy Fish por 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (7-4) e 6-1. A derrota de Fish ficou marcada pela rápida discussão que teve com o árbitro brasileiro Carlos Bernardes, ainda no primeiro set. Os dois tenistas tinham sido derrotados na primeira rodada. Enquanto o francês perdeu para o o suiço Roger Federer, Fish foi derrotado pelo espanhol Rafael Nadal.

O jogo começou com os dois tenistas não conseguindo confirmar os seus saques. Apenas no quarto game da partida, Tsonga fez o dever de casa e abriu 3 a 1. Com um game atrás, Fish sacava para confirmar seu saque, quando uma juíza de linha marcou bola fora. O norte-americano desafiou e pediu o auxílio da tecnologia. Antes disso, ele questionou o árbitro brasileiro Carlos Bernardes que disse ter visto bola fora também, sendo contrariado pelas imagens que confirmaram bola boa.

Neste instante, Fish, que ganhou o game, teve uma rápida discussão com brasileiro, que afirmou apenas ter visto a mesma coisa que a juíza  e que também pode errar. “Na próxima vez, eu não falo nada”, completou o brasileiro.

Essa não a primeira polêmica que envolve Bernardes. No ano passado, no mesmo torneio ele teve uma discussão com Rafael Nadal, que logo depois afirmou ter exagerado nas reclamações. Novak Djokovic, Tomas Berdich e Andy Roddick também ja tiveram discussões com o brasileiro.

No game seguinte, Fish devolveu a quebra e empatou o jogo em 5 a 5. Os dois tenistas confirmaram seus saques e jogo foi decidido no tie-break, vencido por Tsonga po 7 a 4.

O segundo set começou igual ao primeiro, mas com Fish, quebrando o saque de Tsonga. O francês se recuperou da quebra, devolveu o presente e abriu novamente 3 a 1. Só que desta vez, Fish não teve motivos para reclamar com o árbitro e foi incapaz de segurar o ímpeto do francês, que confirmou seus saques, conquistou mais uma quebra e fechou o segundo set em 6-1. Com a vitória, Tsonga segue firme na luta por uma vaga nas semifinais. Fish ainda tem chances remotas de classificação.

Mais tarde, também pelo Grupo B, Roger Federer e Rafael Nadal se enfrentam.