Topo

Berdych aproveita escorregão de Tipsarevic no último ponto e vence nas Finais da ATP

Tomas Berdych rebate a bola na partida contra Tipsarevic no ATP Finals, nesta quarta - AP Photo/Sang Tan
Tomas Berdych rebate a bola na partida contra Tipsarevic no ATP Finals, nesta quarta Imagem: AP Photo/Sang Tan

Do UOL Esporte

Em São Paulo

23/11/2011 14h43

Janko Tipsarevic (9º) teve menos de 24 horas para se preparar para jogar nas Finais da ATP, em Londres. Desde que o britânico Andy Murray anunciou sua desistência do torneio e o sérvio herdou a vaga, passou menos de um dia, tempo que parece não ter sido suficiente para o tenista se preparar para a estreia. Nesta quarta-feira, ele foi derrotado por 2 sets a 1, parciais de 2-6, 6-3 e 7-6 (8-6) pelo tcheco Tomas Berdych, número sete do mundo. No último ponto no tie-break, o tcheco contou com um escorregão do rival para matar o ponto e vencer o jogo.

Em seis confrontos entre os dois tenistas em torneios da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), esta foi apenas a segunda vitória de Berdych. A outra foi  justamente no último encontro entre eles, no Masters 1000 de Paris, neste ano. 

No primeiro set, Tipsarevic entrou com vontade e se impôs em quadra desde o primeiro game, quando deu poucas chances ao rival e quebrou o saque do tcheco logo de cara. Na sequência, confirmou o serviço e abriu 2 a 0, o que deu boa vantagem para o restante da parcial. Tomas Berdych, no terceiro game, teve muitas dificuldades, mas conseguiu confirmar e diminuir a vantagem.  No entanto, o estreante estava bem. Fez 3 a 1 na sequência, sem deixar o adversário fazer um ponto, e no quinto game conseguiu nova quebra de saque, encaminhando a tranquila vitória, que foi confirmada no oitavo game, em 6 a 2.

No segundo set, Tomas Berdych passou a errar menos e os fortes saques de Janko Tipsarevic já não entraram com tanta eficiência, o que deu um maior equilíbrio ao confronto. Além disso, o sérvio passou a ser mais conservador em suas tentativas de golpes vencedores, apostando nos erros do rival. Porém, Berdych, com mais eficiência, conseguiu vantagem no set no oitavo game, ao conseguir a primeira quebra e fazer 5 a 3. Na sequência, sacou para fechar em 6 a 3.

Os tenistas começaram bem a parcial decisiva, ambos confirmando seus saques. O número nove do mundo teve a chance de quebrar o saque do rival no quarto game, mas desperdiçou a oportunidade. Depois de fazer 3 a 2, ele cometeu dois erros não-forçados e permitiu o empate do tcheco. Ambos voltaram a não dar possibilidades de quebra e o jogo foi para o tie-break. 

Mais agressivo e consistente no desempate,  Berdych conseguiu fazer 8 a 6, vencer o set e o jogo, após um escorregão do rival, que, na tentativa de salvar a bola, caiu na quadra e facilitou o trabalho do adversário.