Topo

Djokovic perde para Ferrer e já vira torcedor de algoz nas Finais da ATP

Djokovic (f) precisará da ajuda de Ferrer na próxima rodada para ir à semifinal  - Sang Tan/AP
Djokovic (f) precisará da ajuda de Ferrer na próxima rodada para ir à semifinal Imagem: Sang Tan/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

23/11/2011 19h31

David Ferrer venceu Novak Djokovic e avançou nas Finais da ATP de Londres. Com o triunfo desta quarta-feira por 6-3 e 6-1, o espanhol é o primeiro classificado do grupo A da competição que reúne os melhores tenistas da temporada. Agora, o sérvio já se junta à torcida do algoz desta tarde para ter uma classificação tranquila às semifinais.

BERDYCH APROVEITA ESCORREGÃO
NO ÚLTIMO PONTO E VENCE TIPSAREVIC

  • Leon Neal/AFP

    Janko Tipsarevic (9º) teve menos de 24 horas para se preparar para jogar nas Finais da ATP, em Londres. Desde que o britânico Andy Murray anunciou sua desistência do torneio e o sérvio herdou a vaga, passou menos de um dia, tempo que parece não ter sido suficiente para o tenista se preparar para a estreia. Nesta quarta-feira, ele foi derrotado por 2 sets a 1, parciais de 2-6, 6-3 e 7-6 (8-6) pelo tcheco Tomas Berdych, número sete do mundo. No último ponto no tie-break, o tcheco contou com um escorregão do rival para matar o ponto e vencer o jogo.

Djokovic disputa a outra vaga da chave com Tomas Berdych. Mesmo se vencer Janko Tipsarevic na última rodada (sexta-feira) por 2 a 0, o sérvio dependerá do resultado do confronto entre o tcheco e Ferrer para assegurar a classificação à semifinal. Isso porque, se Berdych vencer o grupo A ficará triplamente empatado.

Ferrer, Djokovic e Berdych somariam duas vitórias e uma derrota. No confronto direto, há um novo empate e a segunda vaga teria que ser definida no set average. Ferrer tem um cenário favorável após suas duas vitórias por 2 a 0 - mesmo se perder, fica com saldo de dois sets. Djokovic pode chegar somente a um (quatro parciais vencidas contra três perdidas - na melhor das hipóteses). Berdych tem a chance de ir a dois em caso de vitória por 2 a 0 sobre Ferrer - e eliminar o sérvio.

Com as contas feitas, resta a Djokovic torcer para Ferrer vencer ao menos um set e levar a decisão do segundo classificado para o próximo critério de desempate: game average. Ou então, para o espanhol superar Berdych e garantir o número 1 do mundo nas semifinais sem precisar da calculadora.

 

Para obter a classificação antecipada, Ferrer demonstrou mais eficiência logo no primeiro set. O espanhol evitou duas chances de quebra de Djokovic e ainda venceu o game em que o sérvio estava no saque na única chance que teve e fez 6-3. A parcial seguinte foi ainda mais fácil. O número 5 do mundo teve cinco chances de quebra e obteve duas efetivas e venceu o set por 6-1 e o jogo após 1h15.