Pressionado, Nadal falha diante de Tsonga e está fora das Finais da ATP
O espanhol Rafael Nadal perdeu nesta quinta-feira para o francês Jo-Wilfried Tsonga por 2 seta a 1 e está fora das semifinais das Finais da ATP. A derrota com parciais de 7-6 (7-2) e 4-6 e 6-3 expôs mais uma vez um Nadal frágil nos momentos decisivos no torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada e deu a Tsonga a oportunidade de passar da primeira fase pela primeira vez em sua segunda participação em Londres.
Na primeira parcial, Tsonga já demonstrou superioridade em seus games, enquanto Nadal sofria para confirmar os seus serviços em jogo que se arrastou sem ninguém desperdiçar os saques até o tie-break. Em seu último game vencedor, o espanhol ensaiou que iria se impor e não errou um saque sequer, mas na hora da decisão Tsonga sobrou.
Depois de Nadal perder seu segundo saque, o francês aproveitou e abriu 2 a 1 no tie-break. Em seguida, Tsonga chegou a errar um saque, mas conseguiu mais dois minibreaks e não desperdiçou a chance de fechar o primeiro set ao confirmar mais dois saques, um deles em um excelente ace, o sétimo do francês na vitoriosa primeira parcial.
MAIS SOBRE AS FINAIS DA ATP
Federer bate Mardy Fish nas Finais da ATP e fica perto de ser número 3 do mundo Veja como foi |
Mesmo sem vitórias, Fish sai orgulhoso e guarda recordações: 'Levo até o chuveiro' Leia mais |
Djokovic perde para Ferrer e já vira torcedor de algoz nas Finais da ATP Confira |
Nadal voltou disposto a se impor no segundo set, fechou rapidamente o primeiro game e deu trabalho para Tsonga confirmar os seus serviços, além de conseguir o seu primeiro ace na partida ao empatar o set em 1 a 1. O francês começou a errar e viu Nadal abrir 3 a 2. No entanto, Tsonga manteve o equilíbrio e, mesmo com mais dificuldade, confirmou os seus serviços até o 4 a 4.
Seguro, Nadal também sacava bem e não dava chance ao rival. Depois de abrir 5 a 4, o espanhol se empolgou, soltou o jogo, acertou boas bolas e, depois de desperdiçar três chances, quebrou o serviço de Tsonga para vencer a segunda parcial por 6-4, forçando o terceiro set. Nadal vibrou muito ao vencer a parcial.
O espanhol voltou animado e fechou rapidamente o primeiro game do terceiro set. Tsonga não se intimidou, devolveu o serviço com a mesma intensidade e, em seguida, foi para cima: quebrou o saque de Nadal e ainda confirmou seu serviço com um ace para abrir 3 a 1. O espanhol voltou a sacar bem e, apesar de ter alguma dificuldade, confirmou o serviço e diminuiu a diferença.
Tsonga seguiu forte, abriu 4 a 2 e ampliou a diferença ao quebrar novamente o saque de Nadal, que deu claros sinais de cansaço e errou demais. O espanhol reagiu e quebrou o saque do francês, diminuindo o placar para 5-3. Mas na hora de decidir Nadal falhou com o próprio saque e deixou o jogo em 0-40, dando três chances para o francês fechar. Tsonga não perdeu a oportunidade e logo de cara fechou o set em 6-3 e o jogo em 2 a 1 para avançar pela primeira vez às semifinais da competição.
Com a derrota, Nadal continua sem vencer o nobre torneio das Finais da ATP e nem sequer foi à semifinal em uma edição na qual o espanhol sofreu para bater Mardy Fish, levou uma lavada de Roger Federer com direito 2 a 0 e pneu, além da derrota para Tsonga. Para piorar, ele não terá tempo de descansar, pois na semana que vem já voltará a jogar a final da Copa Davis, na qual a seleção da Espanha vai receber a Argentina.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.