Topo

Djokovic perde para compatriota e acaba eliminado nas Finais da ATP

Janko Tipsarevic faz devolução na vitória sobre o sérvio  Novak Djokovic nas Finais da ATP - AFP PHOTO / GLYN KIRK
Janko Tipsarevic faz devolução na vitória sobre o sérvio Novak Djokovic nas Finais da ATP Imagem: AFP PHOTO / GLYN KIRK

Do UOL Esporte

Em São Paulo

25/11/2011 14h20

O sérvio Novak Djokovic, número um do mundo, entrou pressionado em quadra, nesta sexta-feira, para o duelo contra seu compatriota Janko Tipsarevic, após a derrota para o espanhol David Ferrer, quarta-feira, no torneio Finais da ATP. No começo, ele não sentiu a pressão. Mas depois do revés no segundo set, o tenista não encontrou seu melhor jogo e foi derrotado por 2 sets a 1, parciais de 3-6, 6-3 e 6-3. Esta foi a primeira vitória de Tipsarevic em cinco duelos contra o rival, que dependia de uma vitória de David Ferrer sobre o tcheco Tomas Berdych para seguir na disputa. Mas o espanhol acabou derrotado e não ajudou o número 1 do mundo.

No primeiro game da partida, Novak Djokovic não precisou se esforçar muito para vencer. Ele contou com três erros não-forçados do adversário e ainda fez um ace para abrir 1 a 0. Na sequência, deu muito trabalho a Tipsarevic, que conseguiu confirmar seu serviço e igualou o  jogo. O número um, então, iniciou seu show. Abusando dos lances bonitos e colocando o rival para correr em quadra, ele venceu os três games seguintes e abriu 4 a 1. Ainda mais solto em quadra, esboçou alguns sorrisos e mostrou que não se abalou com a derrota na última q quarta-feira. Com os dois confirmando os saques, a vitória do tenista se confirmou em 6 a 3.

O game inicial do segundo set foi o mais demorado da partida: dez minutos. Com Tipsarevic no saque, os dois tenistas trocaram muitos pontos, e Djokovic viu seu rival desperdiçar cinco chances de confirmar o saque. Na sexta tentativa, encaixou um bom golpe e fez 1 a 0. Ambos confirmaram seus serviços nos games seguintes e protagonizaram alguns pontos e games bastante disputados. No quinto game, Tipsarevic enfim conseguiu sua primeira quebra na partida, e fez 4 a 2. Na sequência, Djokovic devolveu a quebra, e foi quebrado de novo, encaminhando a vitória de Tipsarevic por 6 a 3, que igualou a partida e complicou mais a vida do rival na competição.

Tipsarevic, mesmo não disputando mais nada no torneio, pareceu disposto a vencer a partida. Quebrou o saque de Djokovic no primeiro game do terceiro set e confirmou na sequência. Os dois seguiram sacando com eficiência e o jogo esteve 5 a 3 para Tipsarevic. Com o número um sacando pela sobrevivência, ele fracassou. Perdeu o game e o jogo, e viu sua vida bastante complicada em Londres.

*Atualizada às 20h37