Topo

Federer bate Tsonga e se isola como recordista com 6º título das Finais da ATP

Federer comemora o título das Finais da ATP, com vitória sobre Tsonga em Londres - AP Photo/Kirsty Wigglesworth
Federer comemora o título das Finais da ATP, com vitória sobre Tsonga em Londres Imagem: AP Photo/Kirsty Wigglesworth

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/11/2011 18h03

Apesar de um ano aquém do que se esperava, Roger Federer fechou a temporada mostrando força. O ex-número 1 do mundo bateu mais um recorde em sua carreira. Neste domingo, teve dificuldades e precisou de três sets para derrotar Jo-Wilfried Tsonga, conquistar seu sexto título do ATP Finals e se isolar como o maior vencedor da história do torneio, que reúne os melhores tenistas do ano. Foi a 100ª final da carreira do ex-número 1 do mundo, que agora tem 70 títulos.

Já garantido de volta na terceira posição no ranking, Federer teve a ajuda dos rivais mais fortes. Novak Djokovic e Rafael Nadal ficaram pelo caminho e sequer chegaram à semifinal, desgastados por uma temporada vitoriosa, mas dura. Na final, Tsonga (6º do ranking) manteve o retrospecto de freguês, perdendo pela sétima vez em dez confrontos com o suíço, por 2 sets a 1, com parciais de 6-3, 6-7(6-8) e 6-3 em Londres.

Com o resultado deste domingo, Federer conquistou as Finais da ATP pela sexta vez. Ele venceu pela primeira vez em 2003, sobre Andre Agassi, e desde então voltou a ser campeão em 2004, 2006, 2007, 2010 e agora mais uma vez. Antes desta conquista, ele estava empatado na liderança do número de títulos com Ivan Lendl e Pete Sampras, mas deixou as lendas para trás.

Durante a maior parte do confronto, Federer foi preciso, colocando esforço nos momentos corretos para controlar o placar. No primeiro set, por exemplo, precisou de apenas um break point para garantir o 1 a 0, quebrando o saque de Tsonga no oitavo game e servindo para vencer a parcial.

Na abertura da segunda parcial, o suíço deu uma relaxada e deixou o número 6 do mundo abrir na frente, com uma quebra. Federer chegou a estar na frente, permitiu a recuperação de Tsonga e desperdiçou um match-point no tie-break, tendo de ir para o terceiro set para garantir seu título.

No último set, o equilíbrio foi a marca dos primeiros games. Tsonga e Federer fizeram um duelo de aces no jogo, com 11 a 11 no jogo, e a vitória foi definida com uma quebra no oitavo game para o suíço, que sacou, fechou a partida e levou mais um trofeu para sua enorme coleção.

VEJA IMAGENS DA CONQUISTA DO SUÍÇO SOBRE TSONGA