Topo

Bellucci anuncia 4º técnico em cinco anos; média de permanencia é de 16 meses

Ex-tenista argentino Daniel Orsanic é anunciado como novo técnico de Thomaz Bellucci - Divulgação
Ex-tenista argentino Daniel Orsanic é anunciado como novo técnico de Thomaz Bellucci Imagem: Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

30/11/2011 10h56

Menos de um mês após encerrar parceria com Larri Passos, o tenista brasileiro Thomaz Bellucci anunciou nesta quarta-feira que o seu novo treinador para a próxima temporada será o argentino Daniel Orsanic, seu quarto técnico em apenas cinco anos, que assume o cargo com o desafio de colocar o tenista no top 15 do ranking mundial.

BELLUCCI BUSCA TOP 15 COM ORSANIC

  • Marco Máximo/Divulgação

    Thomaz Bellucci busca entrar pela primeira vez no top 20 do ranking em parceria com Daniel Orsanic

Daniel Orsanic tem 43 anos e como tenista foi o número 107 no ranking de simples e 24 nas duplas, tendo jogado ao lado do brasileiro Jaime Oncins durante parte da carreira, tendo vencido com ele o Torneio de Stuttgart em 1999. Assim como Bellucci, Orsanic é canhoto.

“Eu espero que 2012 seja um ano bastante positivo com o [Daniel] Orsanic. Ele tem um perfil que eu gosto, além de ser um ótimo técnico e um cara bacana de conviver fora da quadra”, afirmou Bellucci sobre o novo contratado.

O único treinador a passar mais de uma temporada ao lado do jogador desde 2008 foi João Zwetsch, atual capitão brasileiro na Copa Davis.  Desde sua primeira temporada nos torneios ATP em 2008, Bellucci treinou com Léo Azevedo em 2008, João Zwetsch em 2009 e 2010 e Larri Passos neste ano. A média de permanência dos tenistas no cargo é de 16 meses.

Bellucci ficou com poucas opções para contratar um técnico brasileiro depois de ter declarado no ano passado que só tinha Larri Passos e João Zwetsch como bons treinadores do país que viajam pelo circuito. 

Orsanic trabalhou na última temporada com o uruguaio Pablo Cuevas, que sofreu com lesões e ficou fora de alguns torneios. Ele também trabalhou com o peruano Luis Horna e os argentinos Mariano Hood, Jose Acasuso e Lucas Arnold-Ker.

Ao lado de Bellucci, Daniel Orsanic planeja o melhor ano de carreira do tenista brasileiro que neste ano fechou a temporada como número 37 do mundo depois de ter ocupado o 21º posto da ATP. 

“Nosso objetivo inicial é nos conhecermos melhor durante a pré-temporada e criarmos um clima agradável de trabalho. A partir daí vamos reforçar suas virtudes e melhorar os aspectos que considerarmos necessários. Mas já posso adiantar que nossa meta para 2012 é que o Thomaz tenha o seu melhor ano”, explicou o treinador.