Topo

Ferrer supera Del Potro em quase 5h e deixa Espanha a uma vitória do título da Davis

Mais inteiro que o rival no quinto set, Ferrer deixou a Espanha bem perto do título - EFE/Julio Muñoz
Mais inteiro que o rival no quinto set, Ferrer deixou a Espanha bem perto do título Imagem: EFE/Julio Muñoz

Do UOL Esporte

Em São Paulo

02/12/2011 19h02

A Espanha fechou o primeiro dia da final da Copa Davis bem próxima do título. Em uma partida equilibrada e que durou 4h43, David Ferrer buscou a virada contra Juan Martín del Potro por 3 sets a 2, com parciais de 6-2, 6-7 (2-7), 3-6, 6-4 e 6-3, resultado que deixou o país europeu na liderança do confronto por 2 a 0. No primeiro jogo do dia, Rafael Nadal venceu com facilidade Juan Monaco por 3 a 0.

Os dois triunfos desta sexta-feira, em Sevilha, deixaram a Espanha em situação confortável na decisão da Davis. O país europeu precisa de apenas mais uma vitória para garantir o título, que pode vir já neste sábado na disputa de duplas entre Feliciano Lopez e Fernando Verdasco contra David Nalbandian e Eduardo Schwank. Os argentinos terão que vencer os três jogos restantes para ficarem com o troféu.

Ferrer e Del Potro protagonizaram um duelo emocionante, com viradas no placar e decidido apenas no quinto set. A batalha dentro ainda ganhou o tempero da disputa nas arquibancadas, com os barulhentos torcedores argentinos roubando a cena diante da maioria espanhola no estádio Olímpico de Sevilha.

MÚSICA DE MICHEL TELÓ EMBALA ESPANHA

  • Reinaldo Canato/UOL

    A música "Ai se eu te pego", gravada pelo cantor  Michel Teló, deve ser um dos hits da comemoração espanhola em caso de título diante da Argentina na Copa Davis, segundo o jornal Marca

Ferrer não teve dificuldades para vencer o primeiro set e deu a impressão de que fecharia o confronto com facilidade. Com bom aproveitamento no primeiro serviço, o espanhol obteve duas quebras em três oportunidades contra nenhuma do rival e ganhou rapidamente a parcial por 6-2.

Del Potro, porém, ‘entrou’ na partida a partir do segundo set. Empurrado pela barulhenta torcida argentina, passou a arriscar mais e obteve 20 bolas vencedoras contra 12 de Ferrer. O espanhol errou mais e a partida ficou equilibrada durante toda a parcial. No desempate, Del Potro foi mais eficiente e venceu por 7-2.

A vitória na parcial anterior deu confiança a Del Potro, que passou a mandar na partida no terceiro set. Ferrer até começou melhor ao quebrar o serviço do rival, mas o argentino buscou a virada ao superar o saque do rival em duas oportunidades. Com seu estilo de jogo mais agressivo (18 bolas vencedoras contra sete do espanhol), o argentino chegou a 6-3.

O equilíbrio voltou a aparecer no quarto set, com games longos e uma quebra de saque para cada lado até o fim da parcial. No nono game, Del Potro cometeu muitos erros e permitiu que Ferrer superasse o seu serviço novamente. Com a vantagem, o espanhol não desperdiçou a chance de confirmar seu saque e vencer a parcial por 6-4.

O desgaste atingiu os dois tenistas no quinto set, com um maior número de erros de ambos os lados. Del Potro recebeu atendimento médico com dores musculares nas pernas. Mais inteiro que o rival, Ferrer controlou toda a parcial, obteve quebras no quarto e no sexto game. O argentino ainda lutou, devolveu uma das quebras, mas não evitou que o rival fechasse a partida no saque seguinte.