Topo

Andy Murray contrata ex-número 1 do mundo Ivan Lendl como novo treinador

Lendl foi um dos grandes de sua geração com títulos em 3 dos 4 torneios de Grand Slam - Richard Drew/AP
Lendl foi um dos grandes de sua geração com títulos em 3 dos 4 torneios de Grand Slam Imagem: Richard Drew/AP

Das agências interncionais

Em Londres (Inglaterra)

31/12/2011 14h48

O britânico Andy Murray decidiu apostar em uma mudança estratégica para a temporada 2012 do tênis e contratou o ex-número 1 do mundo Ivan Lendl como seu novo treinador. O atual quarto colocado da ATP anunciou neste sábado através de um comunicado que terá o norte-americano de origem tcheca em tempo integral como orientador de quadra.

Aos 51 anos, Lendl já começa o trabalho com Murray (24) na preparação para o Aberto da Austrália, o primeiro torneio de status Grand Slam da temporada. Antes disso, já na próxima terça, o tenista de origem escocesa estreia na chave em Brisbane.

Murray não contava com um treinador fixo desde que rompeu trabalho em março passado com o espanhol Alex Corretja, atual capitão da equipe de seu país na Copa Davis. O nº 4 do mundo diz confiar que o conhecimento de Lendl possa o conduzir a seu primeiro título de Grand Slam.

"O impacto de Ivan sobre o tênis é incontestável. Me trará uma experiência e conhecimento de jogo que pouca gente possui, sobretudo nos grandes torneios", afirmou Murray.

Ivan Lendl foi um dos maiores jogadores dos anos 80, com dois títulos do Aberto da Austrália (1989 e 90), um tricampeonato de Roland Garros (1984, 96 e 87) e outro tri do US Open (1985, 86 e 97). Entre os torneio de Grand Slam faltou para o ex-número 1 do mundo apenas a glória em Wimbledon, onde foi vice em duas oportunidades.