Topo

Federer perde set, mas vence italiano e se classifica; Nadal também avança

Federer dominou o 1º set, mas teve um apagão na segunda parcial da partida  - AFP PHOTO/KARIM JAAFAR
Federer dominou o 1º set, mas teve um apagão na segunda parcial da partida Imagem: AFP PHOTO/KARIM JAAFAR

Do UOL, em São Paulo

05/01/2012 13h52

Nesta quinta-feira, o suíço Roger Federer venceu o italiano Andreas Seppi por 2 sets a 1, com parciais de 6-3, 5-7 e 6-4, e está garantido na semifinal do Torneio de Doha. O próximo rival do número três do ranking da ATP será o francês Jo-Wilfried Tsonga, que venceu o espanhol Albert Ramos nas quartas.

A partida começou com um Roger Federer arrasador, quebrando o serviço do rival italiano já no segundo game. Seppi tentou uma reação, devolveu a quebra no quinto game e diminuiu a vantagem do rival para 3 a 2. Porém, Federer foi rápido na resposta e voltou a conseguir uma quebra no game seguinte, garantindo a frente no marcador. O suíço venceu o 1º set com facilidade por 6 a 3.

TSONGA SERÁ O RIVAL DE FEDERER NA SEMI:

Tsonga embala e garante lugar na semifinal no Qatar

O cenário da partida mudou no 2º set. Federer voltou desatento para a parcial e Seppi conseguiu aproveitar o mau momento do adversário, chegando abrir 5 a 1 no placar. Porém, o tenista suíço mostrou grande poder de reação, conseguiu duas quebras e encostou no placar: 5 a 4.

No game seguinte, Federer apostou em um saque forte para confirmar o seu serviço e empatar o 2º set em 5 a 5, tirando a vantagem do italiano. Mas Seppi não se abalou, confirmou o saque e na sequência quebrou o serviço do suíço para fechar o 2º set em 7 a 5. Foi o primeiro set vencido pelo italiano em partidas contra Federer.

No 3º set, Federer continuou cometendo alguns erros, mas conseguiu uma quebra no terceiro game e conduziu o jogo para fechar a parcial em 6 a 4 e o jogo em 2 sets a 1.

RAFAEL NADAL TAMBÉM ESTÁ NAS SEMIFINAIS

Principal cabeça de chave do torneio, Rafael Nadal também garantiu sua classificação para as semifinais do ATP 250 de Doha. Nesta quinta-feira, o espanhol bateu o russo Mikhail Youzhny por 2 sets a 0, com duplo 6-4.

Nadal começou a partida agressivo, atacando o saque de Youzhny, que teve dificuldades para confirmar seus dois primeiros serviços. No quinto game, no entanto, o russo não resistiu e cedeu o ponto para o espanhol, que abriu 3-2. A partir daí, o vice-líder do ranking da ATP administrou a vantagem e venceu a parcial por 6-4.

No segundo set, Nadal voltou a imprimir um ritmo forte e quebrou Youzhny duas vezes, abrindo 4-1. O russo chegou a devolver uma quebra e enconstar no placar, mas o espanhol conseguiu manter a vantagem para fechar o set em 6-4.

O próximo adversário de Nadal será o francês Gael Monfils.

VEJA OS RESULTADOS DESTA QUINTA-FEIRA EM DOHA

Rafael Nadal (ESP) 6-4 e 6-4 Mikhail Youzhny (RUS)
Gael Monfils (FRA) 6-2 e 6-3 Viktor Troicki (SER)
Jo-Wilfried Tsonga (FRA) 6-2 e 6-1 Albert Ramos (ESP)
Roger Federer (SUI) 6-3, 5-7 e 6-4 Andreas Seppi (ITA)