Topo

Tsonga vence duelo de 'azarões' franceses e conquista 3º título em 5 meses

Francês Jo-Wilfried Tsonga rebate na vitória sobre Gael Monfils na final em Doha - Karim Jaafar/AFP
Francês Jo-Wilfried Tsonga rebate na vitória sobre Gael Monfils na final em Doha Imagem: Karim Jaafar/AFP

Do UOL, em São Paulo

07/01/2012 15h19

A final do Torneio de Doha poderia marcar o primeiro duelo entre Rafael Nadal e Roger Federer em 2012. No entanto, ‘azarões’ franceses impediram o encontro e decidiram o título da competição neste sábado. Melhor para Jo-Wilfried Tsonga, que venceu o compatriota Gael Monfils por 7-5 e 6-3 e assegurou o terceiro título em apenas cinco meses.

Tsonga conquistou o título de Metz, em setembro, o de Viena, em outubro, e, neste início de janeiro, faturou o Torneio de Doha. O atual número 6 do mundo contou com a desistência de Roger Federer na semifinal para chegar mais descansado à decisão contra Monfils, que derrotou Rafael Nadal.

O retrospecto de confrontos em torneios ATP já era favorável a Tsonga. Agora, são quatro duelos contra Monfils e três vitórias do número 6 do mundo. Mas para chegar ao título de Doha, ele encontrou certa resistência, principalmente no primeiro set, e precisou de 1h57 para faturar o primeiro troféu em 2012.

Na primeira parcial, cada tenista teve duas chances de quebra. No entanto, Tsonga foi mais eficiente ao conseguir vencer o último game de Monfils no saque e fez 7-5. O número 6 do mundo mostrou superioridade no segundo set. A única quebra foi suficiente para Tsonga fazer 6-3, mas ele ainda foi bem superior no primeiro serviço (91% contra 59% de Monfils). E levantou o terceiro troféu em cinco meses. 

SOB OLHAR DE NOVO TÉCNICO, MURRAY VENCE E VAI À FINAL EM BRISBANE

A torcida australiana bem que tentou apoiar o tenista da casa, Bernard Tomic, na semifinal contra o número quatro do mundo, Andy Murray. Mas, sob os olhares atentos de seu novo treinador, Ivan Lendl, Murray não teve muitas dificuldades e com um tranquilo 2 sets a 0 (6-3, 6-2), classificou-se para a final do Torneio de Brisbane após 1 hora e 10 minutos de partida.

Leia a notícia completa

KANEPI LEVA TÍTULO NO FEMININO

Na decisão do Torneio Feminino, a estoniana Kaia Kanepi, número 34 do ranking, derrotou a eslovaca número 24 do mundo, Daniela Hantuchova faturando seu segundo título da WTA.

"Zebra" do torneio, Kanepi teve uma semana espetacular em Brisbane. No caminho para a final, derrotou as cabeças de chave Anastasia Plavyuchenkova (7), Andrea Petkovic (2) e Francesca Schiavone (3), todas em sets direto.

Na final, outra vitória por 2 sets a 0 (6-2, 6-1) em apenas 1 hora e 14, sem ceder um simples break point.

TIPSAREVIC E RAONIC DECIDEM TÍTULO EM CHENNAI

Em Chennai, Índia, Janko Tipsarevic e Milos Raonic, realizarão neste domingo, 08, a final do Torneio.

Principal cabeça de chave do torneio, Tipsarevic, número nove do ranking, derrotou na semifinal o japonês Go Soeda por 2 sets a 0 (6-1, 6-4). Em seu melhor momento na carreira, o sérvio de 27 anos vai atrás de seu terceiro título na carreira.

Já o canadense Milos Raonic derrotou nas semi o espanhol Nicolas Almagro também por 2 sets a 0 (6-4. 6-4).